Notícia no detalhe
FCJOL anuncia vencedores dos concursos literários
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima anunciou na noite de terça-feira (13) os vencedores do XIII FestCampos de Poesia Falada e ratificou o resultado do XXI Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho. Na oportunidade também foram apresentados os jurados do festival. O diretor do Departamento de Literatura, Alcir Alves, destacou a lisura do processo, onde os autores foram escolhidos pelo seu pseudônimo e ressaltou que foram inscritos poemas do Brasil inteiro. De Campos saíram três vencedores: Adriana Medeiros como melhor intérprete e Aucilene Freitas como terceira melhor intérprete e Carlos Augusto de Alencar com a quinta melhor poesia. Os outros vencedores vieram dos estados de São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Também foi lançada a Mostra de Autores Campistas, com mini-biografias de mais de 300 autores campistas, num trabalho da pesquisadora da Fundação Oswaldo Lima, a Mestre em Políticas Sociais da Uenf, a professora de História, Dilcéa Smiderle; com coordenação do bibliográfo Welligton Paes. Na abertura do evento os alunos do Curso Livre de Teatro, Lívia Bravo, Júlia Bravo, Juliana Souza e Carou Baur apresentaram o texto de Maria Mariana "Meu Primeiro Poeta", que faz uma homenagem a Vinicius de Moraes. Antes da apresentação dos vencedores a cantora Lene Moraes fez um concerto show acústico também em homenagem a Vinicius.
O escritor Marcos Eduardo Neves, que faturou o prêmio de 2 mil reais pelo 3º lugar no XXI Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, falou que ficou satisfeito em saber que seu conto é bom. "Ganhei com o pseudônimo e não com o próprio nome". Ele que é o autor da biografia de Heleno de Freitas, que virou filme que vai estrear em março de 2012; está escrevendo o seu primeiro romance "O Anticristo no Rio de Janeiro", sobre um agnóstico que não acredita na religião, um canastrão,um gigolô de Copacabana.
O júri foi formado pelo professor do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Doutor Joel Ferreira Mello; o coordenador de Cursos da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Mestre Juscelino Resende de Oliveira; a também professora do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Mestra Vilma de Oliveira; a professora Doutora Arlete Padilha Sendra; e o professor universitário Mestre Gerson Dudus.
Arlete Sendra considerou o festival deste ano "talvez o melhor em nível de poemas". "Selecionamos os cinco mais representativos. cada um com uma linguagem. Foi um momento de profunda emoção de todos nós. Gostaria de parabenizar a Fundação, o Departamento de Literatura, pelo trabalho que fizeram", afirmou a Doutora.
Confira os vencedores:
Poesias
1º lugar: Poema nº 9 - Mateus Fernandes Verdan (Bom Jesus do Itabapoana-RJ)
2º lugar: Valsa circense - Marcelo Riccioli (São Paulo-SP)
3º lugar: Os galos de minha rua: Reginaldo Costa (Campo Grande-MS)
4º lugar: A borboleta e o Muro - Edelson Rodrigues (Brasília - DF)
5º lugar: Ladilala - Carlos Augusto de Alencar (Campos)
Intérpretes
1º lugar: Adriana Medeiros (Campos dos Goytacazes-RJ)
2º lugar: Marcelo Riccioli (São Paulo-SP)
3º lugar: Aucilene Freitas (Campos dos Goytacazes-RJ)
Últimas Notícias adicionadas
- 30/03/2025 13:55:01 IMTT amplia pontos de fiscalização por videomonitoramento
- 30/03/2025 13:33:23 Brinquedoteca do HFM completa três anos levando alegria às crianças internadas
- 30/03/2025 13:24:11 Neste domingo também tem “O Cravo e a Rosa - O Espetáculo” no Teatro Trianon
- 30/03/2025 13:17:17 Defesa Civil acompanha demolição emergencial de prédio no Centro da cidade
- 29/03/2025 13:55:58 Sáude alerta para sintomas e a prevenção da febre do Oropouche
IMTT amplia pontos de fiscalização por videomonitoramento
3003 13h33Brinquedoteca do HFM completa três anos levando alegria às crianças internadas
3003 13h24Neste domingo também tem “O Cravo e a Rosa - O Espetáculo” no Teatro Trianon
3003 13h17Defesa Civil acompanha demolição emergencial de prédio no Centro da cidade
2903 13h55Sáude alerta para sintomas e a prevenção da febre do Oropouche
Secretaria de Educação convoca mais 175 mediadores do Processo Seletivo
2Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
3Servidores que não atualizaram dados cadastrais devem comparecer ao CIDAC
4Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
5Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta
6Carnaval de muita folia e sem ocorrências relevantes em Farol e Lagoa de Cima