Notícia no detalhe
Zumbi participa da comemoração do 1º aniversário do Neabi
Estreitar laços com movimentos a favor de causas em prol do ser humano é uma das missões da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). Por este motivo, a historiadora do Departamento de Pesquisa do órgão, Olga Maria Maciel, esteve nesta terça-feira (21) no 1º aniversário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Estadual Darcy Ribeiro (Uenf).
O evento visa o debate pelas causas afro-brasileiras, com o tema principal “Os 10 anos de políticas afirmativas no ensino superior: Avanços e desafios”. Olga explica que a participação da FMZP vem para estreitar laços e reforçar os trabalhos já desenvolvidos pela Fundação, através de diversos programas direcionados às comunidades quilombolas.
- Viemos também no sentido de reafirmar o apoio do Neabi aos trabalhos quilombolas que a Fundação desenvolve. Já temos mais de 12 comunidades quilombolas catalogadas em todo o município com processos de inscrição no Incra e na Fundação Cultural dos Palmares, todos órgãos oficiais de questões culturais do negro. O Neabi possui todo o apoio técnico e jurídico para nos auxiliar nestas questões quilombolas no município – destaca Olga.
A Fundação Zumbi dos Palmares desenvolve atividades em diversos pontos e com o apoio do Neabi, pretende intensificar as ações nas comunidades quilombolas na região do Imbé, como Conceição do Imbé, Aleluia, Cambucá e Batatal. Nestes locais, o órgão já desenvolve atividades sócio-educacionais e sócio-culturais desde o ano de 2009 e através do projeto “Zumbi nas Escolas”, desenvolve ações nas Escolas Municipais Conceição do Imbé, Fazenda Aleluia e Salvador Benzi.
A coordenadora do Neabi e do Centro de Ciências do Homem (CCH), Maria Clarete Gonçalves, explica que o projeto se une à Fundação Municipal Zumbi dos Palmares no momento em que pretende sair dos muros da universidade e promover ações por toda a cidade. Ela esclarece também que desde a fundação do Neabi, a FMZP esteve presente.
- Através das parcerias, passaremos a trabalhar com vários seguimentos no resgate à cultura afro-brasileira, mapeando suas músicas e danças de origem e posteriormente, apresentando às escolas, para que todos possam conhecer mais as tradições culturais do negro, de acordo com a lei 10.639 de 2003, que institui a inclusão do ensino da história da África e dos africanos no currículo das escolas - pontua Clarete.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/11/2024 08:02:50 Winston Churchill Rangel lança seu novo livro nesta terça-feira no Museu Histórico
- 17/11/2024 17:14:05 Espetáculo “O Trem da História” apresentado no Museu Histórico de Campos
- 17/11/2024 15:12:58 Escola de Santo Eduardo conta história do distrito por meio da Robótica
- 17/11/2024 14:08:00 Vias Verdes: Projeto já realizou o plantio de mais de 600 mudas de árvores
- 17/11/2024 13:32:19 Projeto Força para Crescer: Pontos de Leitura contemplou mais quatro escolas
Winston Churchill Rangel lança seu novo livro nesta terça-feira no Museu Histórico
1711 17h14Espetáculo “O Trem da História” apresentado no Museu Histórico de Campos
1711 15h12Escola de Santo Eduardo conta história do distrito por meio da Robótica
1711 14h08Vias Verdes: Projeto já realizou o plantio de mais de 600 mudas de árvores
1711 13h32Projeto Força para Crescer: Pontos de Leitura contemplou mais quatro escolas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Dia do Servidor: Prefeitura antecipa pagamento de outubro para o dia 28
5Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
6Prefeitura comemora Dia do Servidor Público com programação diversificada