Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental resgata jiboia de 1,60m em residência de Poço Gordo
Uma cobra jibóia, medindo cerca de 1.60m, foi resgatada na tarde deste sábado (26) pelo Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal, em uma residência na localidade de Poço Gordo, na Baixada Campista. O animal silvestre estava atrás da máquina de lavar e foi encontrada pela dona da casa, Renata Rosa de Abreu. Segundo o comandante do GAM, o biólogo Sávio Tatagiba, a jiboia já foi levada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) para avaliação veterinária e posterior soltura, quando estiver apta para ser devolvida à natureza.
Segundo Tatagiba, ao encontrar o animal, a moradora Renata agiu da maneira correta. “Ao se deparar com o animal, ela ligou para a Guarda Municipal, através do número 153, e aguardou a chegada do Grupamento Ambiental à sua residência para realizar o resgate, de forma correta, sem causar nenhum prejuízo ao animal e nem à pessoa”, explica.
Ele lembra que, em caso de aparição de animais silvestres nas residências, a pessoa que encontrar deve evitar o manuseio ou captura do animal, pois pode machucá-la ou atacar a pessoa como forma de se defender. “Então o correto é ligar para o órgão competente e receber as orientações adequadas”.
- A jibóia está presente em todos os biomas brasileiros, principalmente, na mata atlântica e restinga da região de Campos. Nos canaviais, também, é muito comum – informa o biólogo, explicando o motivo do surgimento do animal nesta residência, localizada na área rural de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/04/2025 18:04:55 Feira do Pescado da Rua das Palmeiras prossegue até a Sexta-feira da Paixão
- 16/04/2025 17:53:44 Abril Verde - Conscientização sobre saúde e segurança no trabalho para servidores
- 16/04/2025 17:07:42 Com ingressos esgotados, “Paixão de Cristo” será apresentada nesta sexta no Trianon
- 16/04/2025 15:58:01 Governo retoma o programa Morar com Saúde no próximo mês
- 16/04/2025 14:47:57 Terceiro Festival Comida de Boteco vai ser lançado na noite desta quarta na CDL
Feira do Pescado da Rua das Palmeiras prossegue até a Sexta-feira da Paixão
1604 17h53Abril Verde - Conscientização sobre saúde e segurança no trabalho para servidores
1604 17h07Com ingressos esgotados, “Paixão de Cristo” será apresentada nesta sexta no Trianon
1604 15h58Governo retoma o programa Morar com Saúde no próximo mês
1604 14h47Terceiro Festival Comida de Boteco vai ser lançado na noite desta quarta na CDL
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta