Notícia no detalhe
Nova central de monitoramento integra forças de segurança
Os equipamentos são de tecnologia avançada com resolução HD 720P e controle de movimentação, de dentro da central, que permite o giro em 360 graus.
* Coronel Marco Aurélio Vollmer, do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) - “Adotar esse modelo em Campos foi uma iniciativa muito feliz do prefeito, porque a união entre Guarda Civil de uma cidade e Polícia Militar é imprescindível nos dias de hoje diante da demanda criminal, embora tenhamos registrado nos últimos meses uma diminuição dos índices que o município apresentava. Com a sala de vídeo monitoramento, essa integração que já existia vai aumentar ainda mais, com resultados cada vez mais positivos e a minha expectativa é reduzirmos ainda mais os índices de criminalidade, porque a resolução das câmeras é muito boa, elas conseguem identificar placas de carros, identificar rostos, por exemplo — frisou Vollmer.
* Tenente-coronel Rodrigo Ibiapina, comandante do 8º BPM/Campos – “Esse investimento é de suma importância na área da Segurança Pública. O aporte em câmeras para a Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Defesa Civil, até mesmo para central de ambulâncias da Prefeitura, tem papel fundamental. O policial militar que já trabalha em conjunto com a Guarda pode, por exemplo, visualizar imagens de casos suspeitos e antecipar abordagens, evitando crimes. Há importância também no sentido reativo. Após o acontecimento de um crime, essas imagens podem ser resgatadas e encaminhadas à Polícia Civil, que assim terá maior facilidade na identificação dessas pessoas. É uma iniciativa fundamental para a melhoria da Segurança Pública. O prefeito Rafael Diniz viu com muitos bons olhos o Centro, o que vai agilizar o atendimento emergencial de pronta resposta à população. GCM e PM trabalhando de forma integrada, prestando esse serviço de forma célebre à comunidade”.
* Coordenador da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Geraldo Rangel - “A segurança pública depende de tecnologia. Esse é um projeto que vem sendo estudado há um certo tempo E hoje é um dia a ser comemorado. A Central vai auxiliar muito tanto a Polícia Civil quanto as demais forças de segurança no dia a dia. Uma câmera faz o trabalho de vários policiais. É possível, por exemplo, utilizar esse recurso para descobrir o trajeto de um determinado veículo”.
* Comandante do 5º GBM/Campos, tenente-coronel, Rodrigo Barcelos - “Com essa central de monitoramento, a atuação do Corpo de Bombeiros pode ser ainda mais eficaz. Os profissionais que estão monitorando as câmeras poderão acionar o socorro mais rápido, haja vista poderem identificar um acidente imediatamente em algum ponto da cidade. As imagens poderão ainda servir de investigação, buscando mais detalhamento das informações e do fato antes e depois no cenário de sinistro”.
* Comandante da Guarda Civil de Campos, Fabiano Mariano - “Monitoramento não é para inibir crimes somente, é para acompanhar o dia a dia da sociedade, facilitar o socorro, identificar a melhor rota. Um Centro Integrado como este, com Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Bombeiros, Defesa Civil e IMTT mostra a cada dia a integração desses órgãos de segurança para a evolução da cidadania dentro do município. A Guarda tem um efetivo 24 horas monitorando a região central, o litoral e outras áreas da cidade e, assim, vão também agregar serviço ao monitoramento para, de acordo com a necessidade, acionar o órgão competente”.
* Coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Edison Pessanha - "É uma ótima iniciativa, pois será através dessas câmeras que teremos melhor agilidade no atendimento, ajudando prevenir, identificar pontos de alagamentos e possíveis acidentes naturais, na qual que esses equipamentos irão colaborar para que o órgão oriente melhor a população na prevenção de qualquer desastre natural", destacou o major.
* Acyr Bueno, vice-presidente do IMTT - “Para o IMTT, há dois segmentos na utilização desse monitoramento. Primeiro, na fiscalização do transporte público. Estaremos observando todos os ônibus e vans da cidade, e poderemos ter melhor controle nesse trabalho. O segundo ponto fica relacionado aos semáforos. Será possível diminuir o tempo de resposta nesse serviço. Reduzir os custos com veículos, - em combustível por exemplo -, nas rondas diárias pelo município, agindo de forma mais inteligente. Verificamos também junto à Guarda, áreas de estacionamentos, estudando índices de multas e acidentes, para que possamos atuar nesses locais, com sinalização, e também a regulamentação destes estacionamentos”, enumerou Acyr.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/12/2025 11:38:49 Saúde alerta grupos prioritários para baixa cobertura da vacina contra a gripe
- 26/12/2025 10:58:25 Morar com Saúde ultrapassa 40 mil atendimentos desde o início das atividades
- 26/12/2025 10:35:50 Valorização de frentes de empreendedorismo local marca o Economia Criativa em 2025
- 26/12/2025 09:48:21 Prefeitura divulga programação musical do Verão 2026 em Lagoa de Cima
- 24/12/2025 17:55:40 Rodoviárias já registram aumento no movimento pelas festas de fim de ano
Saúde alerta grupos prioritários para baixa cobertura da vacina contra a gripe
2612 10h58Morar com Saúde ultrapassa 40 mil atendimentos desde o início das atividades
2612 10h35Valorização de frentes de empreendedorismo local marca o Economia Criativa em 2025
2612 09h48Prefeitura divulga programação musical do Verão 2026 em Lagoa de Cima
2412 17h55Rodoviárias já registram aumento no movimento pelas festas de fim de ano
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
3Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
4Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
5Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
6Havan retoma plano de expansão com construção de megaloja em Campos




















