Notícia no detalhe
Nova central de monitoramento integra forças de segurança
Os equipamentos são de tecnologia avançada com resolução HD 720P e controle de movimentação, de dentro da central, que permite o giro em 360 graus.
* Coronel Marco Aurélio Vollmer, do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) - “Adotar esse modelo em Campos foi uma iniciativa muito feliz do prefeito, porque a união entre Guarda Civil de uma cidade e Polícia Militar é imprescindível nos dias de hoje diante da demanda criminal, embora tenhamos registrado nos últimos meses uma diminuição dos índices que o município apresentava. Com a sala de vídeo monitoramento, essa integração que já existia vai aumentar ainda mais, com resultados cada vez mais positivos e a minha expectativa é reduzirmos ainda mais os índices de criminalidade, porque a resolução das câmeras é muito boa, elas conseguem identificar placas de carros, identificar rostos, por exemplo — frisou Vollmer.
* Tenente-coronel Rodrigo Ibiapina, comandante do 8º BPM/Campos – “Esse investimento é de suma importância na área da Segurança Pública. O aporte em câmeras para a Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Defesa Civil, até mesmo para central de ambulâncias da Prefeitura, tem papel fundamental. O policial militar que já trabalha em conjunto com a Guarda pode, por exemplo, visualizar imagens de casos suspeitos e antecipar abordagens, evitando crimes. Há importância também no sentido reativo. Após o acontecimento de um crime, essas imagens podem ser resgatadas e encaminhadas à Polícia Civil, que assim terá maior facilidade na identificação dessas pessoas. É uma iniciativa fundamental para a melhoria da Segurança Pública. O prefeito Rafael Diniz viu com muitos bons olhos o Centro, o que vai agilizar o atendimento emergencial de pronta resposta à população. GCM e PM trabalhando de forma integrada, prestando esse serviço de forma célebre à comunidade”.
* Coordenador da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Geraldo Rangel - “A segurança pública depende de tecnologia. Esse é um projeto que vem sendo estudado há um certo tempo E hoje é um dia a ser comemorado. A Central vai auxiliar muito tanto a Polícia Civil quanto as demais forças de segurança no dia a dia. Uma câmera faz o trabalho de vários policiais. É possível, por exemplo, utilizar esse recurso para descobrir o trajeto de um determinado veículo”.
* Comandante do 5º GBM/Campos, tenente-coronel, Rodrigo Barcelos - “Com essa central de monitoramento, a atuação do Corpo de Bombeiros pode ser ainda mais eficaz. Os profissionais que estão monitorando as câmeras poderão acionar o socorro mais rápido, haja vista poderem identificar um acidente imediatamente em algum ponto da cidade. As imagens poderão ainda servir de investigação, buscando mais detalhamento das informações e do fato antes e depois no cenário de sinistro”.
* Comandante da Guarda Civil de Campos, Fabiano Mariano - “Monitoramento não é para inibir crimes somente, é para acompanhar o dia a dia da sociedade, facilitar o socorro, identificar a melhor rota. Um Centro Integrado como este, com Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Bombeiros, Defesa Civil e IMTT mostra a cada dia a integração desses órgãos de segurança para a evolução da cidadania dentro do município. A Guarda tem um efetivo 24 horas monitorando a região central, o litoral e outras áreas da cidade e, assim, vão também agregar serviço ao monitoramento para, de acordo com a necessidade, acionar o órgão competente”.
* Coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Edison Pessanha - "É uma ótima iniciativa, pois será através dessas câmeras que teremos melhor agilidade no atendimento, ajudando prevenir, identificar pontos de alagamentos e possíveis acidentes naturais, na qual que esses equipamentos irão colaborar para que o órgão oriente melhor a população na prevenção de qualquer desastre natural", destacou o major.
* Acyr Bueno, vice-presidente do IMTT - “Para o IMTT, há dois segmentos na utilização desse monitoramento. Primeiro, na fiscalização do transporte público. Estaremos observando todos os ônibus e vans da cidade, e poderemos ter melhor controle nesse trabalho. O segundo ponto fica relacionado aos semáforos. Será possível diminuir o tempo de resposta nesse serviço. Reduzir os custos com veículos, - em combustível por exemplo -, nas rondas diárias pelo município, agindo de forma mais inteligente. Verificamos também junto à Guarda, áreas de estacionamentos, estudando índices de multas e acidentes, para que possamos atuar nesses locais, com sinalização, e também a regulamentação destes estacionamentos”, enumerou Acyr.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















