A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu nesta quarta-feira (11) na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e contou com participação de diversos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). O evento abordou o tema "Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social". A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, representou o secretário da pasta, Marcão Gomes, e leu uma carta enviada por ele a todos os conferencistas.
- Gostaria de justificar a ausência do secretário Marcão Gomes que, em razão de uma cirurgia odontológica, não pode estar presente, mas enviou uma mensagem parabenizando a organização do evento e os profissionais que atuam no dia a dia de forma incansável no Sistema Único de Assistência Social para levar o melhor atendimento à cada família. Segundo ele, é inegável que é preciso avançar ainda mais, com mais políticas sociais para essas famílias em situação de vulnerabilidades. No entanto, mesmo mediante às dificuldades financeiras que se apresentam, estamos trabalhando incansavelmente com todas as equipes dando o máximo a cada dia, visando ofertar o melhor serviço - destacou.
De acordo com Marcão, o governo municipal vem agindo de forma responsável e está atento às necessidades da população, ofertando diversos serviços às pessoas em vulnerabilidade social. Por meio da Rede de Proteção Social Básica, por exemplo, a Secretaria investiu cerca de R$ 454 mil reais em cestas básicas em 2018 e 2019.
"Além disso, há o aluguel social, serviço funerário, auxílio defeso de água doce e salgada, 40 mil pessoas assistidas no Programa Bolsa Família, inúmeras atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; Cursos de Inclusão Produtiva de Padaria, Serigrafia, Cabeleireiro, Artesanato, Costura Criativa e outros; além de Cursos para população rural como de geleias artesanais e de manejo de tratores", disse.
Na Rede de Proteção Social Especial, a Secretaria oferta atendimento integral à população em situação de rua no Centropop, Abrigo Lar Cidadão, Casa de Passagem, além das unidades conveniadas e cofinanciadas, para as quais a prefeitura realiza um aporte financeiro mensal de mais de R$ 377 mil reais.
Há, ainda, a Casa Benta Pereira, abrigo para mulheres que sofrem violência doméstica; Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência; Setor de Habitação com o Programa Minha Casa Minha Vida; 13 CRAS e 3 CREAS, cuidando e capacitando as famílias.
A programação contou com apresentação cultural de integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS; apresentação de dados da assistência social do município feita pela diretora municipal de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini; palestras da professora doutora Érica Terezinha Vieira e do professor Hélio de Freitas Coelho; debate; oficinas sobre os eixos temáticos; e escolha dos delegados para a XII Conferência Estadual de Assistência Social.
A assistente social do Abrigo Lar Cidadão, Maria Isabel Vasconcellos, opinou sobre o evento. "Que a Conferência nos possibilite formular reivindicações pontuais para o fortalecimento do exercício da nossa profissão e implementação da política social nos diversos setores, tendo como ator principal o assistido pelos programas e projetos ofertados, tornando viável a conquista da cidadania plena e o empoderamento do mesmo", disse.