Luzes, cores e performances chamaram a atenção de alunos das escolas municipais Pequeno Jornaleiro e Lídia Leitão de Albernaz durante a apresentação do musical infantil “Ombela – a origem das chuvas”, na tarde da última quinta-feira (7), no Teatro do Sesi Campos. A iniciativa da entidade e a Prefeitura de Campos, através da coordenação de Língua Portuguesa, da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), é uma oportunidade de levar alguns jovens pela primeira vez a uma experiência cênica.
Adaptação da obra literária homônima, do autor angolano Ondjaki, a representação demonstra o mito que fala da origem das chuvas e outras temáticas relacionadas, como a referência aos deuses de matriz africana e a relevância da preservação à natureza. Divertida e instigante, “Ombela – a origem das chuvas” motivou olhares atentos e gargalhadas, entre um som e outro que ditavam o ritmo das atuações, em meio a importância de não desprezar o questionamento sobre o mundo e a necessidade de explorar o imaginário.
Admirada e com poucas palavras para descrever a sensação sobre o que observou, Thayssa Santos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, nunca teve a chance de ir ao teatro antes. Tímida e sorridente, ela comentou o que mais gostou enquanto assistia ao espetáculo. “Gostei muito da Rã (personagem), das brincadeiras que ela fazia e de todas as luzes do cenário”, contou a menina.
“O momento representa mais uma oportunidade para nossos alunos vivenciarem uma aula de Língua Portuguesa viva, em dos aparelhos culturais: o teatro. Acreditamos em uma Educação que transforma por meio da Literatura, no caso, pelo texto teatral e suas nuances linguísticas”, destacou a coordenadora de Língua Portuguesa, Ana Raquel Pourbaix.