Os projetos de estudantes da rede municipal que se destacaram na VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos foram premiados nesta sexta-feira (29) no auditório da Prefeitura. Receberam troféus e medalhas as cinco escolas vencedoras da VII Feira Municipal de Ciência e Tecnologia de Campos (FEMuCTI), que contempla turmas de 6º ao 9º ano. Todas foram selecionadas para participar da Feira Estadual (FECTI), que acontece na próxima semana, na cidade do Rio de janeiro. Também foram homenageados os cinco melhores experimentos das unidades escolares de primeiro segmento de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Dos cinco projetos vencedores da FEMuCTI, quatro fazem parte do Programa Viva Ciência na Escola, iniciativa inovadora da Prefeitura que incentiva a pesquisa já no Ensino Fundamental. Os estudantes participantes recebem bolsa mensal de incentivo e os professores uma taxa de bancada para auxiliar o projeto.
- Hoje, nosso sentimento aqui é de satisfação pessoal, por fazer parte disso, e coletiva por ser uma conquista de todos nós: secretaria de Educação, professores, superintendências, do prefeito Rafael Diniz, pelo incentivo que ele tem dado para a Ciência, e alunos. Nós temos uma conquista que ninguém vai tirar da gente: não existe escola privada em Campos que receba mais incentivo à Ciência que as nossas. Nós só vamos parar quando conseguirmos fazer com as outras áreas o que fazemos com a Ciência - frisou o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari.
O superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, e superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, também participaram do evento. Na oportunidade, Romeu aproveitou para lançar o desafio de dobrar o número de bolsas do Viva Ciência na Escola para o próximo ano, atualmente são 35.
As escolas de Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º) premiadas foram: E.M. Lions I, E.M. Santa Maria, E.M. José do Patrocínio, E.M. Dr. Luiz Sobral e Cemei Francisco Portela (Tocos). Destas, as quatro primeiras foram selecionadas para participar na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), que acontece dias 6 e 7 de dezembro no Cefet/Campus Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.
Entre as escolas de primeiro segmento (1º ao 5º ano) as vencedoras foram: E.M. Prof. Walter Siqueira, E.M. José do Patrocínio, E.M. Iniciação Agrícola, Cemei do Parque Aurora e E.M. Pequeno Jornaleiro.
Professores e alunos vencedores deram depoimentos sobre a importância do incentivo ao desenvolvimento de projetos científicos nas escolas. “O laboratório é minha segunda casa. O livro a gente lê, mas no laboratório a gente põe em prática. É mágico expandir conhecimentos”, declarou Ester Martins de Jesus, aluna da E.M. Prof. Walter Siqueira. “Com nosso projeto estou tendo a possibilidade de talvez colocar um sonho em prática, que é o de melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, relatou Débora Martins da E.M. Santa Maria. Débora é bolsista do Viva Ciência na Escola com o projeto “Aguapé, a purificação que vem da raiz: escola e comunidade transformando vidas”.
— É revigorante ver que a Educação pode ser construída com o protagonismo dos alunos. É uma felicidade celebrar esta conquista com eles e vê-los praticando e vivenciando a Ciência, fora da sala de aula, sendo agentes ativos no processo de construção do conhecimento— destacou, Carla Salles, coordenadora de Ciências, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece).