Notícia no detalhe
Rafael Diniz trabalha pela permanência e ampliação do heliporto do Farol
Prefeito se reuniu com comerciantes da praia campista e disse que já vem debatendo o tema com a Petrobras
O prefeito Rafael Diniz disse, nesta quarta-feira (21), que trabalha para a Petrobras continuar operando o Heliporto do Farol de São Thomé. Ele adiantou que agendará uma audiência em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para debater o tema, uma vez que o contrato de permissão de uso do terreno do heliporto chegou ao fim e, a pedido da própria Petrobras, está sendo negociada uma solução, do ponto de vista legal, para que as operações continuem.
- De nossa parte, entendemos que a Petrobras deve continuar no heliporto. Mas é preciso que isto ocorra dentro da legalidade – comentou o prefeito, que se reuniu à tarde com comerciantes do Farol em um hotel da praia campista. Também participaram da reunião o procurador-geral do Município, José Paes Neto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Vieira, o secretário executivo do Comitê Gestor de Parceria Público Privada, Thiago Dias, e o vereador Abu.
Além da audiência com o ministro de Minas e Energia, o prefeito Rafael Diniz disse que vai sugerir o agendamento de uma reunião com representantes da Petrobras da qual também participem os comerciantes do Farol, para que o assunto seja debatido diretamente com a comunidade.
A área do Heliporto foi cedida à estatal em 1994 por um período de 20 anos, prazo que se encerrou em 2014. Segundo o procurador-geral do Município, o desejo de regularizar a situação junto à Prefeitura partiu da própria Petrobras, manifestado através de um ofício enviado ao Município.
- Já tivemos, inclusive, várias reuniões para tratar deste tema. Sabemos que o Farol é a opção mais econômica ao transporte de passageiros para a maioria das plataformas da Bacia de Campos, e que a Petrobras já demonstrou seu interesse em realizar mais investimentos no heliporto – disse José Paes.
Direta e indiretamente, o Heliporto do Farol de São Thomé gera cerca de 600 empregos na praia campista, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Representantes do setor vinham demonstrando sua preocupação em relação ao funcionamento da unidade depois que a Petrobras, em dezembro de 2019, suspendeu os embarques do setor offshore que eram feitos através do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Os comerciantes aprovaram a iniciativa do prefeito Rafael Diniz em debater o tema abertamente. “Foi uma reunião produtiva, porque estamos preocupados. O Heliporto se tornou questão de sobrevivência para nós”, observou Luiz Carlos Rangel Soares, dono de uma pousada no Farol. “Nós estamos juntos com o prefeito nesta luta”.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/07/2025 20:38:21 Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
- 02/07/2025 17:33:03 IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
- 02/07/2025 14:57:14 Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
- 02/07/2025 11:17:53 Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
- 02/07/2025 10:15:20 “Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
0207 17h33IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
0207 14h57Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
0207 11h17Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
0207 10h15“Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi