A Prefeitura de Campos dá mais um passo para a alfabetização de jovens e adultos. Com a implementação do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos)/Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), realizado em parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Bom Jesus, Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) e Universidade Federal Rural (UFFRJ), a cidade pela primeira vez propícia o acesso à educação diferenciada a moradores de assentamentos e comunidades rurais da região Norte e Noroeste Fluminense. A aula inaugural aconteceu na noite de segunda-feira (09), na Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, em Mussurepe, Baixada Campista.
- A parceria construída com este projeto é mais um passo firme para a grande empreitada da SMECE, em favor da erradicação do analfabetismo no município, nos trazendo mais motivação e certeza da garantia do direito à educação para parte da população rural e em áreas de reforma agrária - destacou a subsecretária Amanda Passalini.
As aulas acontecerão sempre de segunda a quinta, das 18h às 20h, com a garantia de alimentação e transporte escolar para os alunos. Mais de 20 estudantes já estão matriculados e ainda há vagas. Os interessados devem procurar a escola com documentação pessoal, como RG, CPF e comprovante de residência, se possuir. Por enquanto, a iniciativa acontecerá exclusivamente na E.M Francisco Ribeiro Siqueira. A expectativa é que o projeto possa ser ampliado e alcance as 95 escolas municipais localizadas na zona rural.
Para Aparecida Lobato, coordenadora de Educação do Campo da Smece, o PRONERA vinculado à EJA irá se aproximar mais da realidade dos assentados. “O Projeto EJA/PRONERA tem em sua proposta metodológica, a Pedagogia da Alternância, como linha norteadora dos processos de formação que dialoga com as vivências no meio escolar e no meio familiar. Buscando alternância entre a teoria e a prática na escola, integrando a preparação para a vida social e comunitária, o desenvolvimento na formação dos estudantes e a interação com o mundo que os rodeia”, ressaltou.
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) é uma política pública de Educação do Campo, desenvolvida desde 1998, nas áreas de reforma agrária e executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Desde então, milhares de jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária têm garantido o direito de alfabetizar-se e de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.