Neste sábado, 11 de abril, Campos registrou a primeira morte por Covid-19. A vítima, um homem de 39 anos, estava internada no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, onde deu entrada em estado moderado, evoluindo rapidamente para grave. O homem não apresentava histórico de outras doenças.
A vítima era caminhoneiro e esteve em Fortaleza (Ceará) e na Capital paulista, duas áreas de grande circulação do vírus. Ele deu entrada no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos no sábado (4) e no mesmo dia foi encaminhado para a UTI. Na terça (7), foi entubado e veio a falecer neste sábado. A família da vítima está sendo monitorada pela Vigilância em Saúde e segue em isolamento domiciliar.
- O exame clínico epidemiológico e dois testes rápidos realizados apontam coronavírus, mas é necessário aguardar a confirmação no exame de biologia molecular pelo Lacen, que é o laboratório referenciado pelo Estado. Peço à população que compreenda a necessidade de ficar em casa. As ruas ainda estão cheias, para evitar o pior, todos precisam fazer a sua parte que nesse momento é o isolamento social - explicou o prefeito Rafael Diniz.
Até o momento, em Campos, são 14 casos confirmados, um óbito, e 21 casos suspeitos, que aguardam resultado do exame pelo Laboratório Central Noel Nutels - Lacen/RJ. Outros 31 foram descartados.
O 14º caso confirmado é de uma profissional da área de saúde que atua na Região dos Lagos, mas mora em Campos.
Os dados são da Vigilância em Saúde.
Texto alterado às 19h10 do dia 11 de abril de 2020