Implantado pela Prefeitura de Campos, no final de março, para agilizar assistência e cuidados de pacientes com suspeita do coronavírus no município, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos realizou 210 atendimentos até essa segunda-feira (13). A unidade recebe pacientes com suspeita da Covid-19 encaminhados por médicos do atendimento 192 - Centro de Informações do Covid. Até esta terça (14) são 17 casos confirmados da doença no município.
A unidade conta com quatro etapas de atendimento. Na primeira, o paciente passa pela triagem feita por técnicos de enfermagem. A segunda por enfermeiros, seguido de atendimento, que pode ser feito por médicos dos setores laranja e vermelho. O Centro de Controle de Combate ao Coronavírus em Campos funciona no prédio novo da Beneficência Portuguesa, Rua Barão de Miracema, 140, Centro.
- Sem dúvida nenhuma, todos os esforços estão sendo feitos, mas acima de todos eles a ação de cada cidadão se conscientizando do isolamento social, do ficar em casa. O sistema de saúde de todo o país não está pronto para enfrentar uma tragédia. Se quisermos evitar mais mortes, todo mundo fazendo a sua parte, isolamento social para vencermos esse grande desafio - destacou o prefeito Rafael Diniz.
O Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos conta com recepção para identificação de sintomas e higienização das mãos, três andares de internação e uma UTI dedicada ao tratamento da Covid-19. Além disso, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, há faixas pintadas no chão e marcações em cadeiras da unidade indicando o distanciamento necessário a todas as pessoas que chegam para atendimento que é 24 horas.
O Centro tem capacidade atual de 40 leitos clínicos, 20 leitos de UTI, além dos cinco na sala vermelha.
Central 192 – Além do atendimento que já é realizado, há médicos atendendo as ligações das pessoas que estejam com suspeita da doença. Através do telefone, o paciente é orientado pelo médico sobre as medidas que deve tomar diante do quadro de saúde apresentado. Com esse tipo de serviço, as pessoas só precisarão sair de casa, se de fato for necessário e indicado pelo médico. O 192 está disponível todos os dias, por 24 horas. A ligação é gratuita.
Mais ações - A Prefeitura de Campos também direcionou duas ambulâncias para atendimento a pacientes com suspeita de covid, adquiriu 1000 testes rápidos, implantou um Abrigo Provisório para População em Situação de Rua, instalou barreiras sanitárias nas rodovias de acesso ao município e realiza higienização sanitária de espaços públicos.
Já em parceria com o Sest/Senat, Polícia Rodoviária Federal (PRF), concessionária Arteris Fluminense e SinTransportes foi implantado o Pit Stop o Caminhoneiro, uma ação pioneira no país. O objetivo é a saúde desses profissionais que, em meio à pandemia, não podem parar para fazer o isolamento social. São oferecidos atendimentos de emergência em odontologia, fisioterapia e ainda espaço para banho.