Notícia no detalhe
Atendimentos a idosos na rede socioassistencial garantem fortalecimento dos vínculos
O objetivo é contribuir para a promoção da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade, além de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e os direitos estabelecidos.
A rede socioassistencial da Prefeitura de Campos oferta atendimento aos idosos por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) e do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O objetivo é contribuir para a promoção da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade, além de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e os direitos estabelecidos.
Os atendimentos na Proteção Básica se materializam nos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelo município, onde acontecem diferentes
atividades, como as do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por exemplo, que segue ofertando apoio aos idosos por meio remoto, com orientação de equipe técnica também durante o período de isolamento social imposto pela situação de pandemia. Cerca de 1.300 pessoas estão inscritas no SCFV. Desse total, aproximadamente 120 são idosos. Os demais são crianças e adolescentes.
De acordo com a Secretária da pasta, Pryscila Marins, o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) também acontece nos CRAS e oferece apoio aos idosos, dentre outros públicos, garantindo apoio às famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
"Há também o Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial do governo federal de um salário mínimo por mês pago a idosos a partir dos 65 anos ou deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda", informou Pryscila.
A Proteção Social Especial acontece nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), nos abrigos municipais e, ainda, nas instituições conveniadas à Prefeitura, como Asilo Nossa Senhora do Carmo, que é um serviço de acolhimento institucional e recebe um cofinanciamento de R$ 54.450,00/mês da Secretaria.
Segundo a diretora do DPSE, Anne Caroline Cardoso, o Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA) é outra entidade conveniada que oferece acolhimento de alta complexidade a adultos e seus familiares. Para isso, recebe cerca de R$ 13 mil/mês.
O município também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece serviço especializado ao idoso em situação de rua, alimentação, higiene, orientação, atendimento e acompanhamento", comentou Anne.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/07/2025 18:05:40 Moradores da Penha e região recebem a 19ª edição do Prefeitura em Ação neste sábado
- 11/07/2025 17:42:06 Prefeitura em Ação: Serviços Públicos atuou com diferentes frentes de trabalho
- 11/07/2025 17:15:24 Secretaria Municipal de Saúde atua na 19ª edição do Prefeitura em Ação deste sábado
- 11/07/2025 16:59:19 Gerência de Economia Solidária neste sábado na Feira de Troca de Sementes e Saberes
- 11/07/2025 16:39:55 Meio Ambiente realiza plantio na Penha às margens do Canal Coqueiros
Prefeitura em Ação: Serviços Públicos atuou com diferentes frentes de trabalho
1107 17h15Secretaria Municipal de Saúde atua na 19ª edição do Prefeitura em Ação deste sábado
1107 16h59Gerência de Economia Solidária neste sábado na Feira de Troca de Sementes e Saberes
1107 16h39Meio Ambiente realiza plantio na Penha às margens do Canal Coqueiros
1107 18h05Moradores da Penha e região recebem a 19ª edição do Prefeitura em Ação neste sábado
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
5Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda