O microempreendedor Alexandre Azeredo assinou nesta quinta-feira (13) seu contrato pelo programa Fundecam Inovação do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam). Sua empresa, a Skiuhub, uma startup na área da educação, é um site, onde professores e alunos se encontram e onde também podem ser encontrados e comprados cursos livres sobre diversos temas. Algo inovador que chamou a atenção até no exterior.
- Quando apresentamos o projeto no Vale do Silício, na Califórnia-EUA, onde passei algumas semanas estudando e desenvolvendo o projeto, descobrimos que ainda não havia nada no mundo com as especificações da Skiuhub. Então resolvemos concentrar ainda mais esforços na implantação da empresa, que inspirou a minha tese de mestrado na UENF - revela o professor universitário Alexandre Azeredo, que tem como sócio o também professor universitário Alber Neto.
A dupla trabalha na implantação da Skiuhub há mais de um ano e o seu software foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Ceará. A previsão é que em no máximo 90 dias ela esteja pronta para acesso, servindo a uma gama infinita de interessados nos mais diversos cursos.
O programa do Fundecam Inovação visa ao financiamento a microempreendedores, pequenas e médias empresas de tecnologia. O incentivo é uma das alternativas da Prefeitura para além dos royalties. Já são mais de 30 microempreendedores, pequenas e médias empresas beneficiadas. Pelo programa, a Prefeitura, através do Fundecam, entra com 30% dos recursos e investimentos necessários para implantação do projeto – com teto de R$ 50 mil - e a Embrapii e Sebrae Tec aportam os outros 70%. Os juros são de 6% ao ano, com prazo máximo de 36 meses para quitar e carência de até três meses.
- Esse é um momento de grande importância, por ser uma ferramenta de grande relevância para o desenvolvimento no governo Rafael Diniz. Acreditamos que Campos possui várias vertentes possíveis para o Desenvolvimento Econômico e o apoio às empresas de base tecnológica é uma delas. Assim, criamos vários programas de integração com as Universidades e um edital de apoio as Startups para contribuir com esse desenvolvimento. Essas novas empresas já estão gerando empregos, renda e pagando impostos no município se constituindo em uma experiência, inovadora e bem sucedida de desenvolvimento econômico local - conclui o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira.
O programa de microcrédito permite que os microempreendedores obtenham financiamentos, para a aquisição de equipamentos e materiais a serem investidos nos seus negócios. O programa é coordenado pelo Fundecam, em parceria com a Embrapii e Sebraetec — programa nacional do Sistema Sebrae.
O Fundecam Inovação integra o Fundecam Crédito Certo que conta ainda com outras linhas de financiamento: Empreendedor, Agricultura Familiar e Economia Solidária.