Notícia no detalhe
Inovação: HFM promove Programa de Combate ao Tabagismo
Além de pacientes internados e familiares, o programa também funcionários da unidade
O Hospital Ferreira Machado (HFM) é o segundo do Estado do Rio de Janeiro, na rede pública, a contar com um Programa de Combate ao Tabagismo voltado aos pacientes, acompanhantes e funcionários. A ideia é aproveitar o período de internação, no qual o paciente não pode fumar, para incentivá-lo a parar de vez, porém com todo o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de farmácia, psicologia e serviço social.
De acordo com o farmacêutico do programa no HFM, Bruno Corrêa, a captação dos pacientes é feita na admissão. “No momento em que o paciente chega para ser internado ele é abordado pela psicologia e quando manifesta interesse em aderir ao programa é dado o start para iniciarmos o tratamento. Ele preenche uma ficha e dessa forma classificamos seu grau de dependência à nicotina, a partir daí eu promovo a avaliação farmacêutica e o tratamento com reposição de nicotina por goma ou adesivo, disponibilizados diretamente aqui no hospital”, comentou.
Ainda segundo Bruno, na primeira semana os pacientes em tratamento passam por quatro sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). “Após esse início as sessões passam a ser mais espaçadas e ao receber alta da unidade cada paciente é encaminhado e referenciado ao Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde para dar continuidade ao tratamento”.
Além de pacientes internados e familiares, o programa também atende funcionários da unidade hospitalar. Foi dessa forma que o servidor da farmácia do HFM, Márcio Victor Gomes, 38 anos, que fumava desde os 18, viu a chance de parar. “Eu já tinha vontade de parar, mas faltava um incentivo. Ingressei no tratamento através dessa iniciativa no hospital e fui encaminhado para o Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde. Participei das sessões, recebi adesivos de nicotina e todo o suporte para abandonar o cigarro. Agora após 4 meses, me sinto muito melhor para caminhar, subir, escadas e até mesmo sentir o cheiro das coisas. Gostei muito do programa e incentivo os colegas fumantes para que participem e parem de fumar”, relatou.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 17:07:29 Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
- 03/07/2025 15:54:55 Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
- 03/07/2025 15:16:11 Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
- 03/07/2025 13:51:49 Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
- 03/07/2025 10:19:28 Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
0307 15h54Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
0307 15h16Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
0307 13h51Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
0307 10h19Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi