Prefeitura vai oferecer reforço de aprendizagem para alunos da Rede Municipal
Medida visa reduzir impactos dos prejuízos de 2020, garantindo aprendizagem efetiva aos alunos, e o cumprimento de 50% da carga horária que faltou em 2020
Com o objetivo de garantir a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal e reduzir os impactos dos prejuízos de 2020, ocasionados pela pandemia do novo coronavírus e agravados pelas decisões tomadas pela antiga gestão da Educação, a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), vai oferecer um programa de recuperação da aprendizagem dos estudantes, um reforço, paralelamente, ao ano letivo de 2021. O anúncio foi feito durante a abertura do ano letivo e lançamento do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
Segundo o secretário, Marcelo Feres, a medida visa garantir a aprendizagem efetiva aos estudantes da rede municipal de ensino e o cumprimento de 50% da carga horária que faltou em 2020. “Sabemos que a pandemia trouxe realmente uma forma completamente inesperada para todos, mas a reação foi muito diferente de um município para o outro. Infelizmente, a reação do município de Campos no ano passado deixou a desejar”.
Ele explicou que, ao longo do ano passado, o município registrou 400 horas letivas, sendo que o previsto são 800. “A rede municipal de Campos teve 100 horas presenciais, em 2020, antes da pandemia, e depois 300 horas, a partir de julho. Com isso, a Educação ficou com uma pendência da metade dessa carga horária para 2021”
Feres ainda continuou: "A nossa proposta de solução é pegar essa parte que ficou pendente e desenvolvê-la até maio com os alunos. Para isso, publicamos um edital de chamamento público convidando professores a desenvolver processo de formação continuada para atuar nessa recuperação de aprendizagem e, desta forma, oferecer aos alunos a oportunidade de uma aprendizagem efetiva", informa o secretário.
Ele também ressaltou os últimos resultados de Campos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tendo como parâmetro os municípios com mais de 100 mil habitantes. “Em 2013, estávamos entre os 90 últimos municípios do Estado. Em 2015, avançamos e foi nosso melhor momento, estando entre os 50 melhores. Em 2017, despencamos e, em 2019, saímos do páreo porque não tivemos nota”, explica Feres, ressaltando que a situação é considerada crítica porque, comparado a outros municípios, em Campos, não houve consistência na avaliação.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO 001/2021 - Será definido em regulamentação posterior que, para a conclusão do Ano Letivo de 2020, todo o esforço da Seduct e a ação pedagógica dos professores se concentrarão nos meses de fevereiro, março e abril a fim de desenvolver as aprendizagens não adquiridas em 2020, estando cada professor comprometido exclusivamente com sua turma da escolha atual, porém, atuando na aprendizagem dos conhecimentos do ano de escolaridade anterior que não foram trabalhados.
A partir do mês de maio/2021, efetivamente, terá início a aprendizagem dos conhecimentos do ano de escolaridade atual do estudante. As exceções serão serão o 2º ano de escolaridade, que cumprirá integralmente ao longo do ano de 2021 o mesmo programa de alfabetização inicial definido para os estudantes de 1º ano; e o 6º ano de escolaridade que cumprirá no período destinado a finalização do ano letivo de 2020 os conhecimentos relativos às aprendizagens do 5º ano de escolaridade, separados por disciplinas / áreas do conhecimento correspondentes, de modo a ser possível a atuação dos professores por disciplina / áreas do conteúdo intervirem na aprendizagem dos estudantes, preparando-os para os conteúdos relativos ao 6º ano a partir de maio quando efetivamente se dará o início dos trabalhos com os conhecimentos próprios do 6º ano de escolaridade.
Neste momento, a Seduct concentra esforços no compromisso de superar os 3 eixos que norteiam a tomada de decisão pela recuperação da aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino que são: criar condições para que os professores possam trabalhar de maneira regular ainda que de modo não presencial com apenas a sua turma / disciplina de escolha para o ano letivo de 2021; criar solução técnica e normativa para conclusão do ano letivo de 2020 até maio de 2021 e subsequente organização de horas/dias letivos referentes ao ano letivo de 2021; criar solução pedagógica para minimizar os impactos negativos sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos da rede municipal durante o ano de 2020.
De acordo com Marcelo Feres, a parceria com a Câmara de Vereadores também vai permitir, através da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), capacitação para os profissionais da Educação, através dos diferentes cursos oferecidos.