Notícia no detalhe
Campos na rota do desenvolvimento sustentável
Campos completa 176 anos de elevação à categoria de cidade nesta segunda-feira (28), com muitos motivos para comemorar. A cidade, que foi a primeira da América Latina a ter luz elétrica, produz mais de 80% do petróleo do país e está em pleno desenvolvimento sustentável, com a instalação de grandes empreendimentos, gerando milhares de empregos. Várias obras concluídas e outras em andamento marcam a história do município, como a nova Rodoviária Roberto Silveira, a nova Beira-Valão e a restauração do Solar Visconde de Araruama, onde será instalado o Museu de Campos.
Várias empresas estão se instalando em Campos, atraídas pelo incentivo fiscal da Lei Rosinha, que reduz o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 2%, e pelos financiamentos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que foi reestruturado pela Prefeita Rosinha Garotinho, entre elas, a Fábrica de Refrigerantes Coroa e a Morumbi Implementos Rodoviários, que está expandindo sua unidade, com a proposta de triplicar a produção. Campos, o maior município em extensão territorial do interior do Estado do Rio, tem 463.545 habitantes, segundo o IBGE.
Saúde - Hoje, o programa de imunização de Campos é referencia nacional, segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do lançamento da vacina contra a Hepatite A, feito pela Prefeita Rosinha Garotinho, no sábado (26), no Centro de Saúde Guarus. A cidade é a primeira do país a aplicar a vacina Prevenar nos postos municipais, contribuindo para reduzir o índice de mortalidade. Campos é também uma das primeiras cidades do país a oferecer gratuitamente a vacina contra o HPV, que imuniza meninas de 11 a 15 anos contra o câncer do colo de útero.
Histórico - Por sua arquitetura eclética, Campos é considerada um museu a céu aberto, ficando atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro. Campos possui o segundo maior canal do mundo: o Canal Campos-Macaé, ficando atrás apenas do Canal de Suez. O Imperador Dom Pedro II veio a Campos duas vezes, pelo Canal Campos-Macaé, que era navegável e ficou hospedado no Solar Visconde de Araruama. Entre os prédios históricos estão o Liceu de Humanidades, o Solar do Colégio, atual Arquivo Público Municipal, e o antigo Fórum Nilo Peçanha, atual Câmara Municipal.
O patrimônio cultural também se destaca (as danças típicas como o jongo e a Mana Chica; os bois pintadinhos, as festas tradicionais, as bandas centenárias) , além da fabricação de dois doces tradicionais: o chuvisco e a goiabada. Campos foi elevada à categoria de cidade em 1835. A cidade possuiu grandes engenhos e senzalas e a tradição da cana-de-açúcar.
Política - O campista Nilo Peçanha foi Presidente da República. Outros campistas se destacaram como governadores do Estado do Rio, entre eles, Togo de Barros, Celso Peçanha, Teotônio Ferreira de Araújo Filho, Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
- 22/11/2024 15:09:11 Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
- 22/11/2024 14:51:34 Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
- 22/11/2024 14:26:15 Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
2211 15h09Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
2211 14h51Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
2211 14h26Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação