Notícia no detalhe
Educação nas comemorações dos 41 anos do Parque Desengano
A Secretaria Municipal de Educação participou entre os dias 13 e 17 deste mês dos eventos comemorativos do aniversário de criação dos 41 anos do Parque do Desengano, através do PED Cidadania – Educação Ambiental na área do Parque do Desengano – que incluiu professores municipais das disciplinas de geografia, ciências e história entre outras, além de professores convidados do IFF , da Uenf e de escolas particulares nas ações realizadas, como palestras e aulas de campo, além de passeio ciclístico e a realização de várias dinâmicas com as comunidades quilombolas localizadas naquela região.
Criado há cerca de dois anos na Educação, o PED Cidadania realiza um trabalho de envolvimento dos profissionais da área acadêmica visando a mobilização e a conscientização para ações de preservação do meio ambiente junto aos estudantes, a partir da visão de que eles tornam-se naturalmente divulgadores e multiplicadores das ações. Segundo Eleonora Aguiar, que atua no PED e preside o Conselho do Parque do Desengano, em Campos, vem sendo feito um grande esforço no sentido de dar mais visibilidade ao parque.
- Temos feito várias ações nesse sentido buscando fazer com que os campistas reconheçam no Parque do Desengano uma unidade de preservação que possui uma riqueza enorme e já existem muitas pesquisas científicas sobre a área que embasam a sua necessidade de se tornar sustentável. Porém, para que esse fato aconteça, é imprescindível a participação da comunidade que, antes de tudo, deve reconhecer sua importância - , destaca Eleonora, observando ainda que, de outra forma, o parque pode ficar à mercê de ações predatórias contra o ecossistema e os animais.
Sobre o Parque - Criado em abril de 1970, o Parque do Desengano possui 22 mil e 400 hectares e está localizado entre os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena, onde fica a sede administrativa e o Centro de Visitantes. Embora mais de 60% do parque esteja em Campos, a única via de acesso ao interior do parque é pelo município de São Fidélis, que tem o apoio do Inea (Instituto Nacional do Ambiente). Último remanescente contínuo da Mata Atlântica em toda a região Norte e Nordeste do Estado Rio de Janeiro, o Parque Estadual do Desengano possui Plano de Manejo e Plano Diretor, além de Programa de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/04/2025 18:59:56 Tudo pronto para o Prefeitura em Ação deste sábado em Travessão
- 25/04/2025 18:28:06 Nova estrutura administrativa da Prefeitura publicada no Diário Oficial desta sexta
- 25/04/2025 17:43:33 Prefeitura em Ação: CEA promove plantio de árvores em Travessão
- 25/04/2025 16:42:26 Programação no Cais da Lapa transferida para a próxima semana
- 25/04/2025 16:28:48 Prefeitura em Ação chega a Travessão em sua 16ª edição com o distrito 100% Led
Tudo pronto para o Prefeitura em Ação deste sábado em Travessão
2504 18h28Nova estrutura administrativa da Prefeitura publicada no Diário Oficial desta sexta
2504 17h43Prefeitura em Ação: CEA promove plantio de árvores em Travessão
2504 16h42Programação no Cais da Lapa transferida para a próxima semana
2504 16h28Prefeitura em Ação chega a Travessão em sua 16ª edição com o distrito 100% Led
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta