Notícia no detalhe
Procon Campos alerta para novo golpe do catálogo telefônico
O Procon de Campos alerta a sociedade campista para novos casos do “golpe da lista telefônica” que estão ocorrendo no município. De acordo com o órgão, a prática é antiga, mas sempre acaba lesando os consumidores de boa-fé. As reclamações que chegam ao Procon dão conta que “operadores” da empresa entram em contato com os clientes oferecendo a inclusão do nome da firma no catálogo telefônico, mediante a oferta de diversas vantagens, inclusive, gratuidade.
Após muita insistência dos “vendedores” e das ofertas vantajosas, os proprietários ou algum de seus funcionários, mesmo não autorizados, acabam aderindo à proposta que é oferecida pelo envio de um fax, onde o consumidor preenche seus dados e assina proposta de um serviço oferecido gratuitamente. Este, na verdade, é um contrato de prestação de serviços.
Quando a fatura de pagamento chega ao cliente é que ele percebe que foi enganado, pois as informações prestadas no ato da contratação não estavam sendo cumpridas. O Código de Defesa do Consumidor estipula que a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas, de modo a não induzir o consumidor em erro.
Além de enganarem estes consumidores, com base num contrato assinado, ameaçam os comerciantes, pressionando-os com a possibilidade de incluí-los dos cadastros restritivos de crédito (SPC e Serasa). De acordo com a Secretária Executiva do Procon, Rosangela Tavares, os consumidores devem redobrar seus cuidados, pois existem muitas empresas inescrupulosas atuando no mercado. O modus operandi da quadrilha é estar temporariamente atuando em determinada região. Quando um bom número de clientes é lesado, os “vendedores” se deslocam para outra região e com uma nova firma registrada, passam a aplicar o mesmo golpe.
A secretária orienta os consumidores que não assinem sem autorizem seus funcionários a atualizarem qualquer cadastro ou fornecerem dados da empresa, que não efetuem o pagamento caso recebam alguma cobrança indevida e que reúnam o maior número de documentos enviados pela empresa ou seus vendedores e façam a denúncia imediatamente na Delegacia de Polícia.
Os consumidores também poderão tirar suas dúvidas pelos telefones do Procon, (22) 2725-6474, 2725-6484 e 2725-6494, ou pelo site do órgão, www.procon.campos.rj.gov.br ou envie sua dúvida para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2024 15:31:06 Reunião define andamento das obras da UPH de Travessão
- 19/05/2024 15:19:13 Ouvidoria da Guarda mantém número para atendimento à população
- 19/05/2024 10:41:41 Atendimento odontológico e palestras são promovidos em unidades prisionais
- 19/05/2024 10:19:32 Desenvolvimento Humano e Defensoria levam serviços aos moradores de Pernambuca
- 19/05/2024 10:02:41 Atividades do Centro Dia do Idoso serão iniciadas na semana que vem
Reunião define andamento das obras da UPH de Travessão
1905 15h19Ouvidoria da Guarda mantém número para atendimento à população
1905 10h41Atendimento odontológico e palestras são promovidos em unidades prisionais
1905 10h19Desenvolvimento Humano e Defensoria levam serviços aos moradores de Pernambuca
1905 10h02Atividades do Centro Dia do Idoso serão iniciadas na semana que vem
Prefeitura publica edital de Processo Seletivo Simplificado de Agentes de Endemias
2Link para agendamento da atualização do CadÚnico é liberado
3Prefeitura paga servidores nesta terça incluindo equiparação ao piso do magistério
4Aposentados e pensionistas com pagamento do Piso Nacional do Magistério garantido
5Agendamento para atualização do CadÚnico dos CRAS Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí
6Guarda Municipal realiza mais uma Operação Choque de Ordem na área da Pelinca