Notícia no detalhe
Educação disponibiliza ensino de matemática por meio de jogos interativos nas férias
Alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade da rede municipal com acesso liberado a atividades extras para facilitação no aprendizado da disciplina
A secretaria municipal de
Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai garantir o ensino da matemática
gamificada - por meio de jogos interativos e educacionais -, também durante o
período de férias escolares. Para isso, o Departamento Pedagógico enviou carta
aos pais de alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade, liberando acesso a
atividades extras do programa Eduten. Tudo acontecerá de forma on-line, por
meio da modalidade Aprenda + em Casa.
Segundo
a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Ana Márcia Scot, são
atividades livres que podem ser acessadas de qualquer lugar e não dependem da
liberação do professor para o acesso. “Todos os alunos do quarto ano em diante
receberam a cartinha com o login e senha próprios para esse acesso,
diferenciado do login já usado pela turma ao longo do ano, que depende do
currículo. O aluno poderá navegar e utilizar a ferramenta livremente”, informou.
Por
meio do Programa Eduten, a Seduct está garantindo 23.300 licenças de estudantes
de 153 escolas e 1.500 professores. O Eduten é um caderno digital de matemática
gamificada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia
por profissionais de Educação e que tem feito sucesso em todo o mundo.
A
ferramenta é utilizada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das
habilidades matemáticas dos estudantes, e trabalha a autoestima do aluno e
entrega ao professor relatório detalhado sobre acertos e dificuldades
Segundo
o secretário de Educação, Marcelo Feres, a ferramenta está permitindo o avanço
do ensino da matemática no município. “Aprender a matemática é de extrema
importância. Todos sabemos os desafios que a matemática traz e o nosso desafio
é fazer o aluno gostar da disciplina. Como professor, afirmo que é fundamental
saber as lacunas da aprendizagem e essa plataforma proporciona esse
diagnóstico, além de tornar a matemática mais interessante e lúdica",
disse o secretário.
O
diretor pedagógico do Eduten Brasil, Arnaldo Vhieira, falou sobre a importância
da atuação dos gestores neste processo. "Quando os gestores se aprofundam
e conhecem todos os recursos pedagógicos que o caderno oferece eles conseguem
trabalhar o engajamento dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, pode
analisar e gerir resultados pedagógicos", explicou Arnaldo.
De
acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, a matemática
gamificada vai possibilitar ao aluno estudar a disciplina de um jeito lúdico,
desafiador, motivador e criativo, dentro e fora da escola.
“Como
é um modelo muito atraente, o nosso desafio é despertar esse interesse nos
alunos. Temos que ser sensibilizadores dos nossos estudantes. Ninguém sonha com
aquilo que não sabe que existe, vamos dar o caminho para que possam sentir
interesse nesse estudo. Nas avaliações do Caed e Saeb, a gente percebeu um
déficit muito grande no aprendizado da matemática, por isso, estamos oferecendo
esse incentivo”, destacou.
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