Notícia no detalhe
Saúde faz chamamento para adesão à Campanha Nacional de Multivacinação
O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal das principais vacinas, visando proteger contra doenças potencialmente graves
A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente começou na última segunda-feira (6) e, em Campos, apenas 614 doses foram aplicadas. A imunização segue até o dia 31 de outubro em todos os postos de atendimento, por livre demanda. O subsecretário de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, infectologista Rodrigo Carneiro, pede que pais e responsáveis levem seus filhos e também se vacinem.
“O município de Campos inicia a campanha de multivacinação, uma estratégia do Ministério da Saúde destinada a toda população. As salas de vacinação e o Centro de Imunização estão abertos para atendimento. O nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal das principais vacinas, visando proteger contra doenças potencialmente graves. Convidamos os pais e responsáveis a levarem seus filhos e, também, a si próprios aos postos de vacinação para garantir a proteção individual e coletiva, diminuindo o risco de retorno de doenças graves ao município”, recomendou o médico, informando que a meta é verificar se as 103.000 crianças e adolescentes, média de público-alvo de 0 a 14 anos, estão com as vacinas atualizadas.
Iris Rosa Pereira, 22 anos, levou o filho Anthony, de 1 ano, para se proteger contra a Covid-19 e gripe. “Foi a própria pediatra dele que recomendou manter as vacinas em dia para evitar problemas de saúde. Desde então, procuro sempre manter o cartão de vacina atualizado, pois acredito que é importante para as crianças”.
Aproveitando a campanha, a balconista Millena Norato, 33 anos, foi com o filho Enzo, de 13 anos, ao Centro de Imunização. O adolescente garantiu sua proteção contra o HPV, gripe, dengue e meningite (ACWY). “É fundamental manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada para garantir a proteção contra doenças. Procuro sempre cumprir essa responsabilidade, assegurando que o calendário de vacinação dos meus quatro filhos esteja em dia. A vacinação protege as crianças e também aqueles que se dedicam a cuidar delas. Assim, ficamos todos protegidos”.
CAMPANHA — Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs); Policlínicas; Centro de Saúde de Guarus; Clínica da Criança; Hospital São José; em algumas escolas e no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, esse com horário estendido de segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.
Este ano, adolescentes de 15 a 19 anos poderão receber a dose de resgate contra o HPV, caso não tenham sido vacinados. Também serão contempladas pessoas de 9 meses a 59 anos com as vacinas contra febre amarela e pessoas a partir dos 12 meses contra o sarampo, podendo também conferir as demais vacinas do calendário e receber as que estiverem pendentes.
Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis, como, por exemplo, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A, HPV e Dengue.
Para a criança receber qualquer uma das vacinas é preciso comparecer à sala de vacina mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e, principalmente, a caderneta de vacina.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
0612 11h56Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
0612 10h35Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
0612 09h16Mais de 50% dos servidores já fizeram a Autoavaliação de Desempenho Funcional 2025
0612 09h20Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
5Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
6Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI






















