Notícia no detalhe
Saúde e FMC elaboram manual de Boas Práticas do Discente de Medicina na APS
O objetivo é promover a reflexão dos alunos sobre o cuidado antirracista e os princípios da equidade
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Primária, em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), elaborou um manual de Boas Práticas do Discente de Medicina na Atenção Primária em Saúde. A apresentação do projeto foi nessa quinta-feira (9). O objetivo é promover a reflexão dos alunos sobre o cuidado antirracista e os princípios da equidade.
A subsecretária de Atenção Primária, Ana Carolina Xavier, considera o manual de grande relevância, sobre o contexto da atenção primária. “Nosso maior objetivo é apresentar esse material aos estudantes de medicina, incentivando-os a refletir sobre si mesmos e sobre o cuidado que oferecem aos pacientes, reconhecendo que cada indivíduo é influenciado por diversos marcadores sociais que impactam sua saúde e experiência de adoecimento”, salientou
A diretora de Atenção Primária, Kathelyn Cordeiro, reforça que o manual marca o início de um projeto de cuidado em saúde com foco em estudantes de medicina, futuros profissionais, e que darão continuidade ao atendimento da população. “Acreditamos que, no contexto de uma medicina e saúde pública antirracista, este manual oferece um referencial que transcende a biossegurança nos ambientes de saúde. Ele visa, sobretudo, promover uma saúde pública que desafia os paradigmas existentes, especialmente no que diz respeito às práticas e atitudes assistenciais dos profissionais de saúde”, frisou.
A estudante Isabelle Freiman, presidente da Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (SUPEN) – órgão acadêmico da Faculdade de Medicina de Campos que promove pesquisa e eventos), disse que o manual, além de beneficiar os estudantes, irá facilitar a aplicação no internato da FMC e promover atendimentos mais empáticos, impactando positivamente a população.
“Acreditamos que o manual poderá ser aplicado no internato da Faculdade de Medicina de Campos, aproximando-nos da comunidade e da sociedade. Esperamos que isso contribua para aprimorar nossos atendimentos, tornando-os mais empáticos e, consequentemente, impactando positivamente a vida das pessoas”, enfatizou Isabelle.
O diretor do Centro de Saúde Escola Custodópolis (CSEC), Leonardo Muniz, e a coordenadora de pesquisa da FMC, Thais Louvain, aprovaram o projeto. “O manual, desenvolvido por alunos e professoras da Liga, transformou um documento institucional em uma ferramenta humanizada de cuidado, valorizando a visão integral do paciente”, destacou Leonardo. “A iniciativa, construída de forma colaborativa, visa melhorar a atenção primária na cidade, buscando representatividade e relevância nas propostas”, complementou Thais.
Também participaram da apresentação, Célida Luna Mendivil, coordenadora do Comitê de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais (CSIPNPCT); representantes do Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), vinculado à SMS, e do Ambulatório de Assistência Multidisciplinar à População LGBTQIAPN+, além de discentes do curso de Medicina da FMC.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/12/2025 22:44:19 Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
- 06/12/2025 11:56:37 Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
- 06/12/2025 10:35:43 Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
- 06/12/2025 10:10:54 Presépio Vivo Itinerante: 19ª edição renova tradição, fé e emoção no Natal
- 06/12/2025 09:20:07 Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
0612 11h56Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
0612 10h35Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
0612 09h16Mais de 50% dos servidores já fizeram a Autoavaliação de Desempenho Funcional 2025
0612 09h20Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
5Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
6Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI






















