Notícia no detalhe
Saúde e FMC elaboram manual de Boas Práticas do Discente de Medicina na APS
O objetivo é promover a reflexão dos alunos sobre o cuidado antirracista e os princípios da equidade
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Primária, em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), elaborou um manual de Boas Práticas do Discente de Medicina na Atenção Primária em Saúde. A apresentação do projeto foi nessa quinta-feira (9). O objetivo é promover a reflexão dos alunos sobre o cuidado antirracista e os princípios da equidade.
A subsecretária de Atenção Primária, Ana Carolina Xavier, considera o manual de grande relevância, sobre o contexto da atenção primária. “Nosso maior objetivo é apresentar esse material aos estudantes de medicina, incentivando-os a refletir sobre si mesmos e sobre o cuidado que oferecem aos pacientes, reconhecendo que cada indivíduo é influenciado por diversos marcadores sociais que impactam sua saúde e experiência de adoecimento”, salientou
A diretora de Atenção Primária, Kathelyn Cordeiro, reforça que o manual marca o início de um projeto de cuidado em saúde com foco em estudantes de medicina, futuros profissionais, e que darão continuidade ao atendimento da população. “Acreditamos que, no contexto de uma medicina e saúde pública antirracista, este manual oferece um referencial que transcende a biossegurança nos ambientes de saúde. Ele visa, sobretudo, promover uma saúde pública que desafia os paradigmas existentes, especialmente no que diz respeito às práticas e atitudes assistenciais dos profissionais de saúde”, frisou.
A estudante Isabelle Freiman, presidente da Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (SUPEN) – órgão acadêmico da Faculdade de Medicina de Campos que promove pesquisa e eventos), disse que o manual, além de beneficiar os estudantes, irá facilitar a aplicação no internato da FMC e promover atendimentos mais empáticos, impactando positivamente a população.
“Acreditamos que o manual poderá ser aplicado no internato da Faculdade de Medicina de Campos, aproximando-nos da comunidade e da sociedade. Esperamos que isso contribua para aprimorar nossos atendimentos, tornando-os mais empáticos e, consequentemente, impactando positivamente a vida das pessoas”, enfatizou Isabelle.
O diretor do Centro de Saúde Escola Custodópolis (CSEC), Leonardo Muniz, e a coordenadora de pesquisa da FMC, Thais Louvain, aprovaram o projeto. “O manual, desenvolvido por alunos e professoras da Liga, transformou um documento institucional em uma ferramenta humanizada de cuidado, valorizando a visão integral do paciente”, destacou Leonardo. “A iniciativa, construída de forma colaborativa, visa melhorar a atenção primária na cidade, buscando representatividade e relevância nas propostas”, complementou Thais.
Também participaram da apresentação, Célida Luna Mendivil, coordenadora do Comitê de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais (CSIPNPCT); representantes do Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), vinculado à SMS, e do Ambulatório de Assistência Multidisciplinar à População LGBTQIAPN+, além de discentes do curso de Medicina da FMC.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/01/2026 18:04:27 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 21/01/2026 17:24:20 Educação reforça retirada das Maletas de Primeiros Socorros nas unidades escolares
- 21/01/2026 17:13:48 Guarda Civil Municipal abre mais um edital para Regime Adicional de Serviço
- 21/01/2026 11:24:07 Assistência Social dá início a mutirão do CadÚnico para pescadores do Farol
- 21/01/2026 09:06:37 Nova oportunidade: matrículas extemporâneas de 26 a 31 de janeiro
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
3Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















