Notícia no detalhe
Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
A nova legislação moderniza e unifica procedimentos que antes estavam distribuídos em diferentes normas, garantindo mais transparência, padronização e segurança jurídica nos processos
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes publicou na última semana a Lei nº 9.680/2025, que dispõe sobre a cessão de servidores públicos municipais e estabelece regras e critérios para a movimentação de pessoal dentro e fora da estrutura administrativa do município.
A nova legislação moderniza e unifica procedimentos que antes estavam distribuídos em diferentes normas, garantindo mais transparência, padronização e segurança jurídica nos processos de cessão, relotação e alteração de setor de trabalho dos servidores.
De acordo com a lei, a cessão poderá ocorrer para órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou de outros municípios, desde que haja interesse público e observância de critérios como conveniência administrativa, existência de convênio ou relevância dos serviços prestados.
O texto também define as diferentes modalidades de movimentação, como cessão interna, relotação, alteração de setor de trabalho e cessão individual ou recíproca, abrangendo tanto deslocamentos dentro da própria Prefeitura quanto para outros entes públicos, com ou sem ônus.
Segundo a Diretora de Departamento Pessoal, Jaquelline Roveta, a publicação da lei representa um avanço importante na gestão de pessoas do município. “Essa atualização normativa traz mais clareza e segurança para todos os servidores e gestores. O objetivo é tornar os processos de cessão e movimentação mais transparentes, organizados e alinhados às necessidades da administração pública”, destacou.
Além disso, a medida traz impactos diretos na eficiência administrativa: com a redução de 80% nos processos de renovação, a Prefeitura ganha em celeridade e economia de recursos.
Amanda Silveira, gerente de Movimentação de Pessoal, ressalta: “Tudo que deixamos de fazer de forma repetitiva representa economia de tempo e de recursos para a Prefeitura. Ganham celeridade administrativa, fluidez nos trâmites e mais eficiência nos processos”.
A lei também prevê que todos os atos de cessão deverão ser formalizados e publicados em portaria no Diário Oficial do Município, reforçando o compromisso da gestão com a legalidade e a transparência.
Os atos de cessão e relotação já realizados até a data da publicação da nova lei permanecem válidos, mas deverão ser adequados às novas regras no prazo de até 90 dias. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital ficará responsável por orientar os órgãos e entidades quanto aos novos procedimentos.
A Lei nº 9.680/2025 revoga normas anteriores sobre o tema, entre elas, a Lei nº 8.326/2012 e os Decretos nº 186/2013, nº 18/2015 e nº 285/2017, e entrou em vigor na data de sua publicação.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















