Notícia no detalhe
Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
A nova legislação moderniza e unifica procedimentos que antes estavam distribuídos em diferentes normas, garantindo mais transparência, padronização e segurança jurídica nos processos
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes publicou na última semana a Lei nº 9.680/2025, que dispõe sobre a cessão de servidores públicos municipais e estabelece regras e critérios para a movimentação de pessoal dentro e fora da estrutura administrativa do município.
A nova legislação moderniza e unifica procedimentos que antes estavam distribuídos em diferentes normas, garantindo mais transparência, padronização e segurança jurídica nos processos de cessão, relotação e alteração de setor de trabalho dos servidores.
De acordo com a lei, a cessão poderá ocorrer para órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou de outros municípios, desde que haja interesse público e observância de critérios como conveniência administrativa, existência de convênio ou relevância dos serviços prestados.
O texto também define as diferentes modalidades de movimentação, como cessão interna, relotação, alteração de setor de trabalho e cessão individual ou recíproca, abrangendo tanto deslocamentos dentro da própria Prefeitura quanto para outros entes públicos, com ou sem ônus.
Segundo a Diretora de Departamento Pessoal, Jaquelline Roveta, a publicação da lei representa um avanço importante na gestão de pessoas do município. “Essa atualização normativa traz mais clareza e segurança para todos os servidores e gestores. O objetivo é tornar os processos de cessão e movimentação mais transparentes, organizados e alinhados às necessidades da administração pública”, destacou.
Além disso, a medida traz impactos diretos na eficiência administrativa: com a redução de 80% nos processos de renovação, a Prefeitura ganha em celeridade e economia de recursos.
Amanda Silveira, gerente de Movimentação de Pessoal, ressalta: “Tudo que deixamos de fazer de forma repetitiva representa economia de tempo e de recursos para a Prefeitura. Ganham celeridade administrativa, fluidez nos trâmites e mais eficiência nos processos”.
A lei também prevê que todos os atos de cessão deverão ser formalizados e publicados em portaria no Diário Oficial do Município, reforçando o compromisso da gestão com a legalidade e a transparência.
Os atos de cessão e relotação já realizados até a data da publicação da nova lei permanecem válidos, mas deverão ser adequados às novas regras no prazo de até 90 dias. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital ficará responsável por orientar os órgãos e entidades quanto aos novos procedimentos.
A Lei nº 9.680/2025 revoga normas anteriores sobre o tema, entre elas, a Lei nº 8.326/2012 e os Decretos nº 186/2013, nº 18/2015 e nº 285/2017, e entrou em vigor na data de sua publicação.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/02/2026 17:36:27 IMTT realiza leilão on-line de veículos nesta quarta-feira
- 03/02/2026 17:19:49 Verão de Todos Nós 2026 com semana repleta de cultura, música e lazer em Farol
- 03/02/2026 16:37:40 Unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos retoma as coletas externas
- 03/02/2026 16:15:55 Políticas para Mulheres promove roda de conversa sobre saúde mental
- 03/02/2026 15:31:00 Espaço da Oportunidade com 375 vagas de emprego neste início de semana
IMTT realiza leilão on-line de veículos nesta quarta-feira
0302 17h19Verão de Todos Nós 2026 com semana repleta de cultura, música e lazer em Farol
0302 16h37Unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos retoma as coletas externas
0302 16h15Políticas para Mulheres promove roda de conversa sobre saúde mental
0302 15h31Espaço da Oportunidade com 375 vagas de emprego neste início de semana
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro






















