O prefeito Wladimir Garotinho inaugurou, nesta quinta-feira (23), a ampliação da Creche Escola Martin Luther King, no Parque Novo Eldorado. A cerimônia de entrega foi feita pelo prefeito Wladimir Garotinho; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto. A Creche atende, atualmente, cerca de 160 alunos. A nova construção vai abrir mais cerca de 50 vagas, beneficiando, também, crianças dos bairros Santa Rosa, Terra Prometida, Custodópolis e Codin.
Durante a inauguração, o prefeito afirmou que será construída uma nova creche no São Silvestre, cujo terreno já está em fase de aquisição. “Ao todo, com essas novas ampliações, estamos abrindo 3 mil vagas a mais para os pais trabalharem e deixarem seus filhos em um lugar seguro. Só tenho a agradecer pelo trabalho de cada um de vocês dessa creche. Parabéns a toda a equipe e principalmente à diretora Priscila, que tem feito um excelente trabalho. As novas turmas que foram abertas vão atender as crianças do pré-1, para que elas não precisem mais ir para outros bairros, assegurando ainda mais a proteção na primeira infância”, informou.

A secretária Tânia reconheceu o trabalho do prefeito e da diretora. “Estou ao lado de duas pessoas que representam muito para a sociedade. De um lado uma mulher negra ocupando um lugar de destaque na educação, como diretora desta creche, num país extremamente preconceituoso e que não admite que faz racismo e pratica isso todo dia. E do outro lado, um homem branco que reconhece esse tipo de preocupação e vota uma lei de cotas para que a gente coloque mais profissionais negros da educação. Essas duas pessoas aqui representam o que tem de mais importante no papel de qualquer educação popular, que é a educação que inclui a criança, filha desta comunidade que é eminentemente parda e negra, e que coloca diretores e professores negros para exercerem o seu trabalho".

"E a gente tem um prefeito que reconhece que essa é uma dívida histórica que essa cidade tem com seu povo e entende que a gente precisa fazer reparação histórica todo dia, porque se não fosse assim, a gente não estaria hoje lutando para colocar escola nova em lugar de casa alugada. É uma luta invisível que a educação pratica todo dia para que meninos e meninas negros possam ter o mesmo direito que meninos e meninas brancos. Só com educação a gente transforma a sociedade de verdade. E a Prefeitura de Campos tem feito a diferença com uma educação que inclui de verdade, não apenas no discurso”, acrescentou Tânia.
Lourrane da Silva Terra, mãe de Manuelly, aluna da unidade, aprovou a ampliação. “Agradeço e dou os parabéns para a Prefeitura. Aqui na Creche é tudo maravilhoso. Não temos nada para reclamar. Saber que não vai faltar vaga pros nossos filhos deixa a gente mais tranquila”, comentou.
A diretora da Creche, Priscila Cristina Basílio, falou que a ampliação vai favorecer as famílias do bairro. “Só tenho a agradecer ao prefeito e à secretária Tânia, pois tem somado muito conosco. A equipe aqui da creche chega junto, é maravilhosa e não abro mão dela. Com essa ampliação, vamos poder atender mais famílias, mais alunos e continuar fazendo um trabalho de excelência, como já temos feito. Deus continue nos abençoando nesse lugar”, finalizou.
Com a ampliação da Creche Escola Municipal Martin Luther King, a unidade passa a contar com mais duas salas de aula, novos banheiros, brinquedos e novo mobiliário, garantindo mais dignidade e melhor estrutura para profissionais e estudantes. O prédio antigo recebeu nova pintura e reparos gerais, mas, em 2023, já havia sido completamente reformado e modernizado, em uma grande obra.
O novo espaço foi totalmente ampliado e estruturado para oferecer ambientes mais amplos, confortáveis e acolhedores, proporcionando melhores condições de ensino e convivência para alunos e profissionais.
“A entrega desta ampliação é mais uma prova do nosso compromisso com a educação e com a cidade. Não se trata apenas de construir mais salas, mas de garantir espaços acolhedores, seguros e modernos, que promovam o desenvolvimento das nossas crianças e o fortalecimento da comunidade. Esse é mais um avanço na valorização da educação infantil, garantindo mais vagas, estrutura adequada e oportunidades para as famílias campistas”, afirmou o secretário de Obras, Urbanismo e Mobilidade, Fábio Ribeiro, que também prestigiou o evento.