Notícia no detalhe
Descentralização de marcação de consultas é realidade
A partir do mês, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município passam a contar com 50 pólos de marcação de consultas, espalhados em diferentes localidades. A prefeitura está descentralizando a marcação para facilitar a vida da população. Seis unidades de pronto atendimento, oito Programas Especiais e 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão realizando o primeiro agendamento do usuário, além das cinco unidades hospitalares do município, que já faziam a marcação.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, todas as 72 UBSs do município serão inseridas no sistema de marcação de consultas informatizada, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Gestão Plena da Saúde. Os Programas especiais agendam as consultas para os usuários relacionados ao próprio Programa, enquanto os Postos de Urgência marcam para sua própria demanda. Já as UBSs funcionam como porta de entrada no SUS.
Além dos 50 pólos, o município oferece outros 22 pontos de coleta de exames laboratoriais em geral, como sangue, urina e fezes. De acordo com o secretário, a prefeitura iniciou o trabalho de descentralização no ano passado, com o objetivo de desafogar o atendimento nos hospitais da cidade. “Os pacientes devem fazer o agendamento na UBS mais próxima de sua residência. Não há necessidade de saírem dessas localidades nas quais já há um pólo, deslocando-se para o Centro da cidade, para marcarem uma consulta. Queremos evitar que haja sobrecarga no atendimento dos hospitais”, disse o secretário.
Confira a Listagem dos Pontos de Marcação de Consultas:
Unidades Hospitalares – Funcionam como retorno dos usuários aos médicos:
HOSPITAL GERAL DE GUARUS
BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE CAMPOS
HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM
HOSPITAL PLANTADORES DE CANA
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CAMPOS
Unidades de Pronto Atendimento:
HOSPITAL DE TRAVESSÃO
HOSPITAL DE URURAÍ
CENTRO ASSISTENCIAL SÃO JOSÉ
UMS SANTO EDUARDO
PU DE SALDANHA MARINHO
PU DE GUARUS
Programas Especiais:
PROGRAMA CRTCA 1
PROGRAMA CRTCA 2
PROGRAMA DOS OSTOMIZADOS
PROGRAMA DOS HEMODIALIZADOS E TRANSPLANTADOS
PROGRAMA CRTM
PROGRAMA DST/AIDS
PROGRAMA HEPATITES VIRAIS
TERCEIRA IDADE DE CAMPOS
Unidades Básicas de Saúde:
UBS MUSSUREPE
UBS DE FAROL DE SÃO TOMÉ
UBS MORRO DO COCO
UBS SERRINHA
UBS TOCOS
UBS ALAIR FERREIRA
UBS ALVORADA
UBS BAIXA GRANDE
UBS CANTINHO DA SAÚDE
UBS CENTRO DE SAÚDE GUARUS
UBS CUSTODÓPOLIS
UBS ESPINHO
UBS FELIX MIRANDA
UBS IPS
UBS JAMIL ABIDO
UBS MARRECAS
UBS PARQUE AURORA
UBS SANTA HELENA
UBS SANTO AMARO
UBS SATURNINO BRAGA
UBS SÃO SEBASTIÃO
UBS TURF CLUB
UBS JOKEY CLUB
UBS SAPUCAIA
UBS FAZENDINHA
UBS SANTA MARIA
UBS TIRA-GOSTO
UBS MORANGABA
UBS CARVÃO
UBS ELDORADO
UBS SANTA CRUZ
Últimas Notícias adicionadas
- 29/10/2025 11:34:01 Startup apoiada pela TEC Campos e Seduct é destaque no Jornal Nacional
- 29/10/2025 10:55:23 Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
- 29/10/2025 09:15:19 Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
- 29/10/2025 09:00:29 6º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
Startup apoiada pela TEC Campos e Seduct é destaque no Jornal Nacional
2910 10h55Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
2910 09h15Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
2910 09h006º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
2810 17h42Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















