Notícia no detalhe
Inscrições para Seminário de Saúde da População Negra e Comunidades Tradicionais
O evento acontecerá na UFF e é voltado para profissionais de saúde, gestores, representantes de comunidades quilombolas e assentamentos, membros da sociedade civil, além de instituições de ensino e movimentos sociais
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais, realiza, no próximo dia 25 de novembro, às 18h, o 1º Seminário Municipal de Saúde da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais. O evento acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Polo Novo (Avenida XV de Novembro) e é voltado para profissionais de saúde, gestores, representantes de comunidades quilombolas e assentamentos, membros da sociedade civil, além de instituições de ensino e movimentos sociais. As inscrições podem ser feitas por meio do link AQUI.
O seminário é promovido pela Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), pelo Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e pelo Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais, em parceria com a Agenda Antirracista da UFF Campos, o Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Faculdade de Medicina de Campos (FMC).
De acordo com a coordenadora do PAAQ, Esthefany Francisco, o evento tem como propósito dar visibilidade e efetividade à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais, promovendo o fortalecimento do diálogo e das práticas de equidade no município.
“O seminário é um espaço de reflexão e construção coletiva. Nosso objetivo é fortalecer o compromisso do município com a promoção da equidade racial em saúde, reconhecendo e valorizando a diversidade dos territórios e das populações tradicionais”, destacou Esthefany.
A gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Celeste Gomes, ressaltou a importância do debate sobre os determinantes sociais da saúde e como eles afetam de maneira desigual diferentes grupos populacionais.
“Discutir a saúde da população negra, dos povos e comunidades tradicionais é fundamental para entender como fatores como o racismo e a exclusão social impactam diretamente o processo de adoecimento. Esse diálogo é essencial para pensarmos políticas públicas mais justas e efetivas”, afirmou.
Para a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, a realização do seminário representa um passo importante na consolidação de uma rede de cuidado mais sensível e comprometida com a equidade.
“Temos avançado na formação dos profissionais, na qualificação dos dados sobre raça e cor e na implementação de estratégias que promovem um cuidado mais integral e antirracista. Esse seminário reafirma nosso compromisso com uma assistência ética, afetuosa e integral à população negra de Campos”, destacou Ana Carolina.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/11/2025 19:14:41 Proposta visa parceria entre CCO e empresas para ampliar monitoramento e segurança
- 12/11/2025 18:13:48 Ações pelo Novembro Azul nesta quinta-feira no Clube da Terceira Idade
- 12/11/2025 17:46:56 Médicos e enfermeiros em capacitação sobre saúde da criança na atenção primária
- 12/11/2025 16:22:15 Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural segue com atendimentos na Uenf
- 12/11/2025 15:33:42 PAAQ realiza visita técnica no quilombo de Custodópolis, em Guarus
Proposta visa parceria entre CCO e empresas para ampliar monitoramento e segurança
1211 18h13Ações pelo Novembro Azul nesta quinta-feira no Clube da Terceira Idade
1211 17h46Médicos e enfermeiros em capacitação sobre saúde da criança na atenção primária
1211 16h22Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural segue com atendimentos na Uenf
1211 15h33PAAQ realiza visita técnica no quilombo de Custodópolis, em Guarus
Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
2Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira


















