Notícia no detalhe
Média-metragem “Isaura no espelho” será lançado nesta quinta no Museu Histórico
Evento terá entrada franca, com início às 19h. Após a exibição do filme, acontecerá um bate-papo, com o público, sobre o processo criativo e os temas abordados
O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) abrirá suas portas, na noite desta quinta-feira (13), para o lançamento do média-metragem “Isaura no espelho”. O evento acontecerá às 19h, no auditório Maria Helena Gomes, com entrada franca. Após a exibição acontecerá um bate-papo, com o público, sobre o processo criativo e os temas abordados pelo filme. O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), no âmbito municipal.
O média-metragem foi feito em formato de docudrama, propondo uma reflexão sobre Campos a partir da personagem Isaura, do clássico romance de Bernardo Guimarães. Com uma abordagem que entrelaça ficção e realidade, o filme revisita a obra literária para discutir questões de gênero, raça, história e identidade local, convidando o público a repensar o papel da cidade na formação de imaginários e narrativas sobre liberdade e resistência.
O projeto tem pesquisa, direção e roteiro de Zé Renato Dias – professor que atua na produção audiovisual desde 2022 –, com Juliana Sandamil na filmagem, edição e coautoria do roteiro. A trilha sonora é assinada por Mauricio Ferraz e a identidade visual por Lyvia Alves.
Participam, como pesquisadores convidados, os professores Eugênio Soares, Thiago Eugênio e Graziela Escocard, que contribuem para o diálogo entre memória, história e representação. As imagens aéreas são de Guilherme Dias e Lucas Ranfer, e o figurino leva a assinatura de Guilherme Freytas.
O elenco conta com as atuações de Mia Stofel, Bruno Feitosa, Valdiney Mendes, Alessandro Martins Neto, Bárbara Laurindo e Cleydimara Santo. A acessibilidade é garantida, com interpretação em Libras de Luize Mendes.
“Isaura é uma mulher de ficção que, curiosamente, possui endereço fixo em Campos. Sua história foi contada no papel, mas ecoa nas ruas, nas fazendas e nas marcas do tempo que ainda atravessam a cidade. Ao revisitar essa narrativa, o filme nos convida a pensar sobre o quanto a literatura e a história se entrelaçam, revelando as permanências e os silenciamentos de uma sociedade que ainda busca compreender suas raízes”, enfatiza a coordenadora dos Museus Municipais, Graziela Escocard.
“Isaura no espelho” foi realizado por edital da LPG, por meio da Prefeitura de Campos, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fundo Municipal de Cultura de Campos (Funcultura), Ministério da Cultura e Governo Federal.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















