O projeto Caminhos de Barro, referência na produção artesanal de peças em barro em Campos desde o ano 2000, promove em novembro o Simpósio Caminhos de Barro, com uma programação que articula formação, cultura, bem-estar e atividades ligadas ao turismo de experiência. O encontro acontece entre os próximos dias 18 e 21, no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, e é realizado pelo projeto de extensão Caminhos de Barro com apoio da Uenf, da Secretaria Municipal de Turismo e outros parceiros institucionais.
As inscrições para o simpósio podem ser realizadas pelo site http://www.caminhosdebarro.com.br, onde também está disponível a programação completa. Para o subsecretário de Turismo, Edvar Júnior Chagas, o segundo Simpósio Caminhos de Barro aprofunda um trabalho iniciado em 2000 e reforça a importância da cerâmica artesanal para a identidade e a economia de Campos dos Goytacazes.
“O projeto Caminhos de Barro, criado há mais de duas décadas, chega ao seu segundo simpósio com quatro dias de seminários, debates e comercialização de peças, discutindo o potencial do nosso barro, que é reconhecido pela alta qualidade e utilizado inclusive na produção de biscuit na região. O evento conta com o apoio da universidade e da Secretaria de Turismo e já revela resultados concretos, com artesãos formados no projeto que hoje atuam de forma independente e alcançam reconhecimento nacional e internacional, o que amplia a visibilidade da nossa produção artesanal e economia criativa e atrai visitantes interessados nesse tipo de experiência”, afirma o secretário.
Fundado há 25 anos, o Caminhos de Barro se consolidou como oficina de ensino, aprendizagem e difusão da arte cerâmica em Campos e na região, funcionando como espaço de formação para novos talentos e de geração complementar de renda para famílias que passaram a atuar na produção artesanal. Além da criação de peças artísticas, o projeto valoriza a produção de tijolos cerâmicos como elemento econômico e estético na construção civil, reforçando o vínculo entre tradição, inovação e desenvolvimento regional.
A programação do simpósio tem início no dia 18 de novembro, com credenciamento na parte da tarde, cerimônia oficial de abertura e apresentação cultural em comemoração ao jubileu de prata do projeto Caminhos de Barro, com participação do grupo Orquestrando a Vida. Em seguida, está previsto um coquetel de abertura que marca o reencontro de artesãos, pesquisadores, estudantes e parceiros da iniciativa.
No dia 19 de novembro, as atividades começam pela manhã com a abertura das exposições e seguem com palestra dedicada ao tema O Rio Paraíba do Sul, as argilas da Baixada Campista e o desenvolvimento econômico e social, ministrada pela geóloga Maria da Glória Alves, do LECIV da UENF. Ainda na parte da manhã haverá palestra sobre a utilização da cerâmica na atualidade, conduzida pela arquiteta e urbanista Isabela Mayerhofer. À tarde, o público acompanha uma mesa-redonda sobre cultura e tecnologia da cerâmica e um bate-papo sobre cerâmica, arquitetura e decoração, com a participação de profissionais de arquitetura e decoração da região, encerrando o dia com apresentação cultural.
O terceiro dia de programação, em 20 de novembro, integra atividades de bem-estar, arte e memória. Pela manhã, haverá aulão de yoga no campus da UENF, recepção com welcome coffee ao som da DJ Venus Noir, exposição de orquídeas da universidade e aula de treinamento funcional com o Studio Cfit. Em seguida, a mesa-redonda Arteterapia na cerâmica reúne o coordenador Jonas Alexandre, a psicóloga Nélia Fonseca e representantes de núcleos ligados ao projeto para discutir o uso da cerâmica em processos terapêuticos e comunitários. Ainda no mesmo dia, estão previstos bate-papo sobre autocuidado, feijoada da Baixada com samba de raiz, encontro Memória Moldada, que discute cerâmica, ancestralidade e design com participação do designer gráfico Plínio Balbino e do artista Pablo Malafaia, além de contação de histórias e apresentação cultural de capoeira no fim da tarde.
A programação se encerra em 21 de novembro, com um dia dedicado à vivência prática e à integração com o território da Baixada Campista. Pela manhã, haverá oficinas de cerâmica, workshops temáticos, demonstrações de técnicas de produção e visitas técnicas a espaços ligados à cadeia produtiva do barro. No período da tarde, o concurso Mãos na Terra mobiliza artesãos, estudantes e visitantes em uma disputa de modelagem em barro, seguida da Corrida Caminhos em Movimento, que percorre trechos relacionados ao circuito de cerâmica e reforça a proposta de integrar cultura, esporte e turismo na região.
Informações adicionais sobre as atividades, horários e orientações ao público podem ser obtidas nos perfis oficiais do projeto nas redes sociais, pelos endereços @caminhosdebarro e @caminhosdebarroloja, e pelo telefone de contato do projeto, no número (22) 99825 7621.