Notícia no detalhe
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
Esta fase consiste na parte teórica e prática do uso de arma de fogo, e a primeira turma é composta por 25 guardas municipais
A Guarda Civil Municipal (GCM) deu início, nesta segunda-feira (17), à penúltima etapa para implantação do porte de armas para os agentes da corporação. Esta fase consiste na parte teórica e prática do uso de armamento, e a primeira turma é composta por 25 guardas municipais.
“Nós, hoje, estamos com a turma conhecendo o que é o armamento, a origem das armas, conhecendo os riscos, os procedimentos legais da utilização, e depois que tiver passado toda essa parte para os nossos alunos, nós vamos estar encaminhando aos estandes para poder fazer a efetivação do disparo, que é a qualificação para o agente aplicar o uso da arma de fogo. O importante dessa parte teórica da atuação prática é que o agente vai ter noção da responsabilidade e responsabilização do uso da arma de fogo. Nós queremos, cada dia mais, melhorar a equação dos agentes, trazendo mais segurança para os nossos servidores e também para a população campista”, explicou o comandante da GCM, Wellington Levino.
A primeira turma foi formada por agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), que foram aprovados em avaliação psicológica. E a capacitação é ministrada por um policial militar, que é credenciado pela Polícia Federal para esse tipo de instrução.
De acordo com Levino, o curso terá duração de 100 horas e após a conclusão será feita uma avalição. “Para o uso da arma de fogo é exigido que o curso tenha duração de 100 horas. Depois que completar as 100 horas de aula prática, nós vamos para a avaliação, que é a última etapa. Ali nós vamos avaliar tudo aquilo que foi desenvolvido, tanto no exame psicológico, desenvolvido na parte de instrução e colocando ali para ser avaliado. Os nomes dos agentes que forem aprovados serão encaminhados à Polícia Federal, que também fará outra avaliação pelo sistema integrado da Polícia Federal para poder conceder a autorização para a proposta de arma de fogo”, completou.
O processo e autorização para os guardas municipais portarem arma de fogo surgiu com a Lei Federal 10.826 de 2003, que prevê os órgãos e instituições públicas e privadas que têm direito a portar a arma de fogo. Já em 2022, a Prefeitura de Campos sancionou o novo Estatuto da Guarda Municipal, que também prevê o armamento dos agentes.
Em dezembro de 2023, o prefeito Wladimir Garotinho assinou protocolo de intenções para acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Campos e a Superintendência da Polícia Federal com o objetivo de autorizar porte de arma de fogo para a GCM de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 15:14:09 Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
- 17/11/2025 14:55:19 Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 09:12:51 Assistência Social e Cidadania abre inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil
Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
1711 14h55Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
1711 12h53GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















