Começou nesta terça-feira (18) a ação “Educação Integral – Educação que Transforma”, no CIEP Wilson Batista. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e integra o projeto Integra ETI, fortalecendo o debate sobre a Educação em Tempo Integral na rede municipal e oferecendo atividades formativas, culturais e políticas a gestores, profissionais da educação e à comunidade escolar.
A programação conta com mesa-redonda, rodas de conversa, caminhada pedagógica e feira de saberes. Durante a abertura do evento, a secretária de Educação, Tânia Alberto, destacou a relevância do tema não só para professores e diretores, mas também para os alunos. “É muito relevante e marcante esse momento em que professores se reúnem aqui para discutir a Educação Integral. E a nossa estratégia aqui hoje, enquanto Secretaria de Educação, é ampliar a melhor oferta da educação infantil e dos anos iniciais por meio da Educação em Tempo Integral, para que os nossos alunos saiam da escola mais bem preparados”, declarou.

Para a subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira, o evento é importante para abrir o diálogo sobre os desafios e perspectivas da Educação Integral no município. “Estaremos o dia todo discutindo as boas práticas, os alinhamentos, o dia a dia das nossas escolas, com o objetivo de que os diretores saibam da importância da Educação Integral no desenvolvimento pleno dos alunos”, explicou.
A programação começou às 8h, com o credenciamento, seguido da abertura oficial às 9h e da palestra magna às 9h30. A palestrante Lycia Cunha de Mello abordou a resolução do Conselho Nacional de Educação, com o objetivo de que os profissionais entendam a legislação e as principais diretrizes que norteiam o Tempo Integral com qualidade, humanização e respeito.
Lycia também ressaltou a importância da palestra. “O nosso objetivo é abrir a mente desses gestores, para que eles façam um trabalho voltado para a integralidade, ou seja, para as diversas linguagens que essas crianças podem compreender. Como eles podem desenvolver e potencializar esses jovens nesse horário extra, nessas diversas vertentes”.
A mesa-redonda, com o tema “Gestão da Educação Integral: práticas que inspiram”, reuniu gestoras e especialistas para discutir perspectivas e caminhos para fortalecer a Educação Integral na rede municipal. Participaram da mesa a subsecretária Célia Maria Ferreira Silva, Adriana Martins de Matos, Juliana Gomes Dias da Silva, Thatiana Barbosa de Souza, Fabiola Pires de Andrade e Fábia Martha Ferreira Silva Petralha. Cada convidada teve dez minutos para apresentar experiências, desafios e práticas que ajudam a consolidar a política de Educação Integral no cotidiano escolar, compondo um bloco de falas voltado à reflexão e ao compartilhamento de soluções.

O evento contou ainda com um momento de troca de experiências entre profissionais das escolas municipais Lions I, Instituto Profissional São José, CIEP 144 Profª Carmem Sylvia Carneiro, Albertina Azeredo Venâncio, Maria Cordeiro Borges, Wilson Batista e Joacyr Sanguedo Boynard. Cada participante também teve dez minutos para apresentar práticas exitosas, reforçando o propósito do encontro: valorizar iniciativas que iluminam caminhos e fortalecem a construção coletiva da Educação Integral no município.
A programação prossegue à tarde. A partir das 13h30, ocorrerão rodas simultâneas: professores participarão de escutas e discussões sobre metas e acolhimento; gestores tratarão de financiamento, parcerias público-privadas e articulação de políticas públicas. Já às 15h30, acontecerão oficinas temáticas, com o encerramento marcado para as 17h.
E não acaba por aí. Na quarta-feira (19), a programação será destinada à comunidade escolar das unidades em Tempo Integral, com foco em ações coletivas. A acolhida começa às 8h, seguida de uma caminhada pedagógica às 9h, com o tema “Meu território, meu saber”. Às 10h, será realizada a Feira de Saberes; ao meio-dia, almoço e roda de samba com alunos; e o encerramento acontece às 14h.