Notícia no detalhe
Ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes leva serviços e orientação à população
Atividade com medição de glicose, aferição de pressão arterial e orientação nutricional foi promovida pela equipe Linha de Cuidados da Hipertensão e Diabetes com apoio de alunos do curso de enfermagem da Estácio
O programa Linha de Cuidados da Hipertensão e Diabetes realizou, nessa terça-feira (18), ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado todos os anos em 14 de novembro. O evento, cujo tema foi “Ação Viva Bem com Diabetes”, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo não só alertar sobre os riscos da doença, mas também auxiliar no diagnóstico. Alunos do curso de enfermagem da Universidade Estácio de Sá participaram da ação.
“Hoje estamos com medição de glicose, aferição de pressão arterial e orientação nutricional. Para o público que tiver interesse em dar continuidade ou procurar o serviço de hipertensão e diabetes estamos localizados na UBS da Penha, CSU de Guarus, UPH de Travessão e nas Policlínicas da Tapera e Baixa Grande. Além disso, temos a unidade na Secretaria Municipal de Saúde para orientar todos os pacientes em relação ao diabetes e à hipertensão”, orienta a coordenadora do Linha de Cuidados de Hipertensão e Diabetes, Giovanna Pires.
Completando 68 anos nessa terça-feira, Alcenir da Silva Teixeira celebrou também a boa saúde, já que sempre teve a glicose e a pressão arterial em níveis aceitáveis. “Não sou diabética e nem hipertensa. Eu evito comer aquilo que não posso. Às vezes, até passo do limite um pouquinho, mas vou à nutricionista uma vez no mês e aí ela pega no meu pé”, revelou.
Já Lúcia Regina Soares Machado, de 61 anos, tem diagnóstico de hipertensão e diabetes. Ela também aproveitou a ação para aferir a pressão e a glicose, que estavam elevadas, respectivamente 16 por 9 e 226 mg/dl.
“Primeira vez que venho fazer esse tipo de atendimento aqui e foi ótimo. Tenho o aparelhinho em casa e estou sempre medindo, mas a alimentação está mais ou menos, tenho que melhorar, mas me cuido com os medicamentos. A atividade, só a dança que pratico”, contou.
Coordenador médico do Linha de Cuidados da Hipertensão e Diabetes, o cardiologista Elias Yunes explica que a maior causa de mortes no mundo são as doenças cardiovasculares, e que o diabetes é um dos principais fatores de risco dessas doenças, então, prevenção e tratamento do diabetes são fundamentais para tentar reduzir o número de morte e doenças cardiovasculares, que é um problema mundial, não só do Brasil.
“A prevalência da doença no Brasil gira em torno de 8% a 10% da população e metade desses pacientes não têm conhecimento da doença, não sabem que são diabéticos. Então, fazer exames regularmente é importante para avaliar o valor da glicose no sangue e além disso os cuidados em geral, como alimentação, fazer atividade física, ter hábitos de vida saudável ajudam a prevenir a doença”, ressaltou, apontando que, inicialmente, um exame de sangue é o primeiro passo para fazer o diagnóstico da doença.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/11/2025 10:10:44 Ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes leva serviços e orientação à população
- 19/11/2025 10:04:49 Hospital São José recebe visita de alunos em comemoração ao Dia do Radiologista
- 19/11/2025 09:52:26 Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
- 19/11/2025 09:37:44 Feirão de renegociação de concessionárias de energia e água tem grande adesão
- 18/11/2025 17:55:58 Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
Ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes leva serviços e orientação à população
1911 10h04Hospital São José recebe visita de alunos em comemoração ao Dia do Radiologista
1911 09h52Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
1911 09h37Feirão de renegociação de concessionárias de energia e água tem grande adesão
1811 17h55Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
5Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
6Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central




















