Notícia no detalhe
Arquivo Público lança site com documentos digitalizados e base de dados em evento
O evento de lançamento acontecerá no dia 4 de dezembro (quinta-feira), às 15h, no auditório da Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, localizado no Palácio da Cultura
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), por intermédio do Arquivo Público Municipal, convida o público para o lançamento do mais novo produto do projeto financiado pela Faperj: um site institucional com base de dados, que integra o processo de digitalização realizado ao longo dos últimos meses.
Além de disponibilizar a versão digitalizada dos documentos do acervo, o site permitirá ao pesquisador acessar informações institucionais, notícias, instrumentos de pesquisa e o contato direto do Arquivo, ampliando a interação com o público e modernizando o acesso à memória documental da cidade.
O evento de lançamento acontecerá no dia 4 de dezembro (quinta-feira), às 15h, no auditório da Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, localizado no Palácio da Cultura. Toda a execução técnica do edital ocorreu em parceria entre a Subsecretaria e a FCJOL, tornando o local simbólico para apresentar o resultado final.
A mesa do evento será composta por representantes diretamente envolvidos no projeto:
• Rafaela Machado – Gerente do Arquivo Público Municipal
• Fernanda Campos – Presidente da FCJOL
• Caroline Alves – Presidente da FAPERJ
• Henrique da Hora – Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia
• Sarah Guarçoni – Representante da empresa Exadoc, responsável pela execução técnica da digitalização
O lançamento marca um avanço significativo para o Arquivo ao ampliar o acesso público às fontes históricas e fortalecer a política de preservação documental no município.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/03/2026 17:47:05 Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ari Viana será reinaugurado nesta quinta-feira
- 03/03/2026 17:09:11 Assistência Social segue com inscrições para cursos gratuitos até sexta-feira
- 03/03/2026 16:31:49 Serviços e projetos da Educação no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
- 03/03/2026 15:52:45 Divulgado resultado final do Transporte Universitário após análise de recursos
- 03/03/2026 12:11:10 Iniciado Percurso Formativo Regional sobre alfabetização contextualizada e reflexiva
Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ari Viana será reinaugurado nesta quinta-feira
0303 17h09Assistência Social segue com inscrições para cursos gratuitos até sexta-feira
0303 16h31Serviços e projetos da Educação no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
0303 15h52Divulgado resultado final do Transporte Universitário após análise de recursos
0303 12h11Iniciado Percurso Formativo Regional sobre alfabetização contextualizada e reflexiva
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















