Notícia no detalhe
Paaq é modelo para Territórios da Cidadania
“O Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), da Secretaria de Saúde de Campos, desenvolve ações que servem como exemplo para os Territórios da Cidadania”. A declaração é do apoiador da Superintendência Estadual de Saúde Básica da Região Norte, Renato Glória, um dos participantes do seminário Oficinas dos Territórios da Cidadania, que está sendo realizado pela Superintendência de Saúde Coletiva do município nesta quinta-feira (20), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.
Campos é o município pioneiro no Estado do Rio na implantação de um programa direcionado especificamente a famílias residentes em áreas de assentados agrários e remanescentes de quilombos. “O Paaq garante o acesso destas populações, que normalmente residem em regiões mais longínquas da rede de assistência em todos os seus níveis, seja na prevenção de doenças ou na promoção e recuperação da saúde. A participação de representações destas comunidades neste evento demonstra como nosso governo busca democratizar a saúde, ouvindo os assistidos, para poder avançar cada vez mais e elevar o nível de qualidade de vida dos campistas”, disse o secretário de Saúde Paulo Hirano.
O seminário foi aberto pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Gestão da Atenção Básica, da Secretaria Estadual de Saúde, Clarice Furtado. Ela falou de portarias que tratam do direcionamento de recursos para assistência a quilombolas e assentados e destacou o trabalho realizado pela prefeitura. “O processo iniciado por Campos fortalece o sistema de Atenção Básica a estas populações. Há um ano acompanhamos o trabalho do município, através do Paaq, programa que tem dado voz às populações de assentamentos e quilombolas. Hoje, voltamos a discutir as ações, para traçarmos novas estratégias que melhorem a qualidade desta atenção”, destacou a psicóloga.
Funcionando como uma Unidade Básica de Saúde volante e ainda levando outros tipos de serviços, como assistência social e controle de zoonoses, o Paaq atende 987 famílias, 774 de assentamentos e 213 de comunidades quilombolas. “Este ano foram mais de 4 mil consultas médicas e de enfermagem, mais de 1.190 atendimentos odontológicos, mais de 80 consultas especializadas, mais de 40 mil medicamentos entregues, mais de 500 exames, incluindo eletrocardiogramas e mamografias, e diversos outros serviços, como vacinação e inclusão no Bolsa Família”, adiantou Paulo Hirano.
Seminário Regional de Atenção Básica - Renato Glória destacou a importância de um trabalho integrado para o fortalecimento de programas, como o Paaq, que garantem o avanço de populações em situação de vulnerabilidade social. “Amanhã (sexta-feira, 21), técnicos da Superintendência Estadual de Saúde, junto com representantes do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde realizam em Campos, o Seminário Regional de Articulação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção, o Pmaq”, contou. O seminário será das 9h às 16h, no Palácio da Cultura.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira