Notícia no detalhe
E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
A oficina teve caráter investigativo e combinou noções teóricas sobre formação de sombras, intensidade luminosa e tipos de iluminação com orientações técnicas básicas de fotografia
Sem filtros, apenas foco. Os alunos da E.M. Pequeno Jornaleiro converteram conceitos científicos em imagens e inauguram a exposição coletiva na sede da escola nesta quarta-feira (26). A mostra apresenta trabalhos produzidos na oficina Luz e Sombra na Fotografia e integra o projeto “Jornal escolar como recurso pedagógico e inclusivo na alfabetização e letramento”, do programa Mais Ciência na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), desenvolvido pela turma 2AM01.
A oficina teve caráter investigativo e combinou noções teóricas sobre formação de sombras, intensidade luminosa e tipos de iluminação com orientações técnicas básicas de fotografia. O fotógrafo convidado Paulo Damasceno apresentou princípios de composição, posicionamento da luz e controle de contraste, traduzindo conceitos científicos em exercícios acessíveis para crianças que ainda estão em processo de alfabetização.
Na etapa prática, os estudantes organizaram-se em pequenas equipes e exploraram o jardim da escola para captar efeitos de luz natural utilizando celulares. A atividade estimulou observação, experimentação e narrativas visuais, além de permitir que os alunos compreendessem de forma concreta como alterações simples no ângulo ou na fonte de luz transformam a imagem final. As fotos selecionadas foram impressas e serão expostas ao redor do jardim, criando um percurso que aproxima a comunidade escolar das produções dos alunos.
A coordenadora do projeto, Francislane Cavichini, celebrou os resultados alcançados ao longo do ano e a sequência de conquistas da equipe. “Este ano foi de muitas conquistas e aprendizado. Recebemos a premiação em outubro e, agora, para fechar o ano letivo, essa linda exposição fotográfica”, declarou Francislane, destacando a importância de integrar linguagem, ciência e inclusão no processo formativo.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/06/2026 14:05:08 Municípios da região participam de oficinas sobre os Planos Municipais de Educação
- 24/06/2026 12:14:48 Visa apreende 885 quilos de alimentos impróprios e interdita supermercado em Campos
- 24/06/2026 11:36:18 Centro Municipal de Imunização fecha às 15h de quarta devido ao ponto facultativo
- 24/06/2026 10:34:34 Obras da UBS Cidade Luz ganham forma com alvenaria praticamente concluída
- 24/06/2026 09:40:45 Alunos do 7º período de Direito da Uniflu realizam visita técnica ao Procon Campos
Municípios da região participam de oficinas sobre os Planos Municipais de Educação
2406 12h14Visa apreende 885 quilos de alimentos impróprios e interdita supermercado em Campos
2406 11h36Centro Municipal de Imunização fecha às 15h de quarta devido ao ponto facultativo
2406 10h34Obras da UBS Cidade Luz ganham forma com alvenaria praticamente concluída
2406 09h40Alunos do 7º período de Direito da Uniflu realizam visita técnica ao Procon Campos
Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
2Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
3Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe
4Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
5Prefeito entrega a nova Pracinha do Sossego à população nesta terça-feira
6O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios




















