Vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos termina dia 31 de dezembro
A estratégia faz parte da mobilização “Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro”, iniciada em julho deste ano, entretanto, até o momento, apenas 290 doses da vacina foram aplicadas
A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos termina no dia 31 de dezembro. Para facilitar o acesso à proteção de meninos e meninas, a imunização acontece em quase 40 salas de vacinas distribuídas por todo o município.
A estratégia faz parte da mobilização “Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro”, iniciada em julho deste ano, entretanto, até o momento, apenas 290 doses da vacina foram aplicadas. O público estimado é de 13.011 adolescentes e jovens.
“A meta é vacinar 90% desse público estimado, mas até o momento somente 2,18% compareceram às unidades de saúde para receber a vacina. Atualmente, a vacina contra o HPV é feita em dose única. Ela é segura e protege contra vários tipos de câncer”, afirma o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro.
Para receber a vacina basta comparecer a uma das 37 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Durante a semana, também é possível se vacinar no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, das 8h às 20h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
A vacina protege contra os tipos de HPV (16 e 18) que causam câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, anal e de orofaringe em homens e mulheres, além de também proteger contra os tipos de HPV que causam verrugas genitais.
“A campanha visa não apenas aumentar a cobertura vacinal, mas também conscientizar os pais sobre a importância de proteger seus filhos contra essa infecção potencialmente fatal. O HPV é um vírus perigoso, que pode causar óbitos relacionados ao câncer de colo do útero em mulheres. A vacinação é fundamental para prevenir doenças graves como câncer de colo de útero, laringe e verrugas genitais”, reforça Leonardo.