Após duas visitas técnicas em Farol de São Tomé visando garantir o bom funcionamento de seus equipamentos no Verão 2026, gestores das secretarias operacionais que atuam diretamente na estruturação e programação da temporada de férias de verão na praia campista, se reuniram no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, na sede da Prefeitura de Campos, a fim de ajustar as ações para o início da programação que será anunciada nos próximos dias.
A programação do verão está na fase final de fechamento e seguirá, assim como nos anos anteriores, formato tradicional, com atividades ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. A estrutura contará com equipamentos como a Tenda Cultural, Casa de Cultura Felix Carneiro, Arena de Esportes e a área dos shows nacionais.
A presidente da Fundação Municipal Jornalista Oswaldo Lima, Fernanda Campos, falou da união das pastas para a elaboração da programação, segurança e logística. “Esta foi mais uma reunião produtiva, a gente já vem se encontrando há algumas semanas, todas as secretarias do governo, sejam as atuantes diretamente nas ações de verão ou aquelas que dão suporte para que essas ações aconteçam”.
Fernanda relata que o objetivo dos encontros é pensar a logística de cada uma das secretarias envolvidas. “Precisamos garantir a qualidade do que a gente entrega para os moradores do Farol, veranistas e turistas, para que todos tenham segurança, conforto e uma programação plena, para que possam se divertir com as suas famílias”.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, falou da logística e estrutura para garantir a segurança da população. “Estamos desenhando a parte da segurança pública, juntamente com a Guarda Civil Municipal e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), que tem importância muito grande no ordenamento rodoviário”.
Entre os equipamentos de segurança, Ibiapina citou a atuação do Centro de Controle de Operação (CCO). “Iremos utilizar equipamentos como o micro-ônibus para o CCO Itinerante com o apoio da Guarda Civil Municipal. A equipe do CCO também estará lá presente 24 horas por dia durante todo o verão, baseada na praia apoiando as ramificações de segurança. Teremos ações semelhantes aos anos anteriores, como a proibição de entrada de garrafas de vidro em ambientes confinados, a proibição de carro de som na orla e aquelas caixas de som portáteis não excedendo o limite permitido por lei. Enfim, estaremos, por meio do nosso setor de Posturas, fiscalizando os ambulantes, para que haja um ordenamento pacífico e condizente com os eventos”.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Segurança e Ordem Pública; Turismo; Comunicação Social; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Superintendência de Limpeza Pública; Serviços Públicos; Secretaria de Obras e Mobilidade e, ainda, Fundação Municipal de Esporte; Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; Instituto Municipal Trânsito e Transporte; Guarda Civil Municipal e Defesa Civil.