A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Turismo, participou de uma reunião no Sebrae Campos, quando foi entregue pelo reitor do Santuário Diocesano de Santo Amaro, padre Renan Valentim, ao setor privado, o Projeto de Captação de Recursos para a 293ª Festa de Santo Amaro, que faz parte do Caminhos da Fé.
A Festa de Santo Amaro, realizada anualmente no dia 15 de janeiro, é uma das mais antigas e expressivas manifestações de fé e cultura popular do Estado do Rio de Janeiro. Com quase 300 anos de tradição. A celebração reúne romeiros, devotos, cavaleiros, turistas e famílias inteiras em torno de um mesmo sentimento: a devoção ao santo padroeiro e o orgulho da Baixada Campista.
Entre os destaques da programação da Festa, está a Romaria de Santo Amaro, que parte da Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, e percorre um trajeto de fé que passa por 18 igrejas e paróquias até o Santuário de Santo Amaro.
O subsecretário de Turismo, Edvar Chagas, falou dos assuntos tratados na reunião e das novidades. “Nessa reunião mostramos o produto Caminhos da Fé, já que a Caminhada de Santo Amaro é um grande produto turístico. Estamos despertando no empresariado, na iniciativa privada, a visão da Festa como um produto interessante. Este ano vamos ter algumas novidades, como a sinalização mostrando quantos quilômetros faltam e a acolhida das Igrejas que estão no percurso aos romeiros, este é, inclusive, um pedido do bispo Dom Roberto, para que as igrejas façam a acolhida dos peregrinos que fazem a caminhada, independentemente da religião, que você possa ter um espaço para descansar, possa ir ao toalete, possa fazer uma oração.
A festa tem apoio da Prefeitura Municipal de Campos, com a parte estrutural de logística, banheiro e palco. “Todo esse apoio é importante para o bom funcionamento da Festa, mas a participação da iniciativa privada é muito importante”, diz o subsecretário.
“Essa agenda chancela a entrega técnica do Projeto de Captação e Recursos para a Reitoria do Santuário de Santo Amaro. A pedido do Padre, reitor do santuário, desenvolvemos esse material para ampliar seu poder de gestão e de captação de recursos. Nosso objetivo permanece em atuar com muita parceria para fomentar e valorizar o patrimônio religioso, histórico e cultural da cidade e fomentar por meio disso, o turismo. Queremos andar de mãos dadas com o poder público e a iniciativa privada para que o ambiente de negócios se beneficie de boas estratégias de atração de agendas”, ressalta Guilherme Reche, diretor regional do Sebrae/Campos.
Visita técnica — Em novembro, equipes das secretarias operacionais que trabalham na Festa de Santo Amaro realizaram uma visita técnica ao Santuário de Santo Amaro, na Baixada Campista. Na ocasião, o encontro reuniu o reitor do Santuário, padre Renan Valentim, e sua equipe de colaboradores, além de representantes das secretarias municipais de Turismo, Governo, Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Postura.
Durante a visita, foram discutidos aspectos relacionados à infraestrutura, logística, acessibilidade, segurança, limpeza e à programação religiosa e cultural. O objetivo foi antecipar o planejamento e alinhar as ações de cada setor, promovendo integração entre os órgãos municipais e a administração do Santuário.