A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural realizou, na última quinta-feira (11), uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, em parceria com a Associação dos Revendedores Agrícolas de Insumo do Norte Fluminense (ASSINF) e o Sistema Campo Limpo. A iniciativa contou com o apoio da Emater-Rio, Senar-RJ, Sindicato Rural de Campos e Superintendência de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.
A ação realizada em Santa Ana atendeu mais de 30 produtores rurais e alcançou um resultado expressivo, totalizando 1.128 embalagens recolhidas. O volume foi aproximadamente três vezes maior do que a média da edição anterior, que registrou cerca de 400 unidades, mostrando o impacto das ações educativas junto aos agricultores e o compromisso crescente com a destinação correta dos recipientes.
A produtora Jocilia dos Santos, da localidade de Zumbi III, destacou a importância da iniciativa para quem tem dificuldade de deslocamento. “Acho muito importante. Eu, por exemplo, tenho certa dificuldade de me locomover, e sei que muitas pessoas estão na mesma situação. Com o ponto de coleta mais perto, fica muito mais fácil devolver as embalagens. Foi uma ótima iniciativa da Secretaria de Agricultura”, afirmou.
O produtor Rodrigo Baltazar da Silva, de Mundéus, também esteve presente na ação, entregando embalagens que havia armazenado ao longo do ano. Guardo tudo para entregar no dia da campanha. É muito importante devolver para não contaminar o solo, o meio ambiente, os mananciais de água. Hoje eu trouxe mais de 200 embalagens”, contou.
Agricultores que não participaram da campanha em Santa Ana têm a possibilidade de realizar a devolução das embalagens ao longo de todo o ano no posto permanente de recebimento localizado em Ribeiro do Amaro, que funciona há duas décadas. Administrado pela ASSINF, o espaço atende agricultores de Campos e de municípios vizinhos, como São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O gerente de Produção da ASSINF, Herval Pereira Duarte, destaca que as entregas podem ser feitas mediante agendamento e reforça a importância do cumprimento da legislação federal. “Além das campanhas, o produtor pode agendar a devolução diretamente no posto de recebimento em Ribeiro do Amaro pelo número (22) 99978-9995. A entrega é uma exigência da legislação federal, e a Defesa Sanitária Vegetal monitora esse processo por meio de sistema e visitas às propriedades”. O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar penalidades, incluindo multas e sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Fundado em 2005, o posto recebe e realiza a triagem das embalagens, encaminhando o material para centrais de processamento no Espírito Santo e em São Paulo. A unidade recolhe, em média, 23 mil quilos de material por ano, contribuindo para a preservação ambiental e para o cumprimento da legislação.
As embalagens descartadas de forma incorreta representam sérios riscos de contaminação de águas subterrâneas, bebedouros, rios e até da cadeia alimentar por meio do leite ou carne. Por isso, a ampliação das devoluções é fundamental para a segurança ambiental e para a saúde da população.
Para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, a campanha reforça a importância da responsabilidade compartilhada.
Nem sempre é necessária a aplicação de defensivos, principalmente se o agricultor adotar boas práticas agrícolas. Mas, quando utilizado, a devolução das embalagens é uma responsabilidade legal e ambiental do produtor. No setor agrícola, esse compromisso já é bem estruturado, com legislação específica, campanhas de orientação e postos de recebimento. É um exemplo de organização que reforça o quanto a destinação correta de resíduos é fundamental em qualquer atividade que envolva produtos químicos. O crescimento no número de embalagens devolvidas mostra, primeiro, o crescimento da atividade agrícola no nosso município e, segundo, que esse trabalho de conscientização tem dado resultado e que os agricultores estão cada vez mais conscientes da importância desse cuidado”.
A Secretaria reforça que novas ações itinerantes continuarão sendo realizadas no próximo ano em diferentes regiões rurais do município, facilitando o acesso dos produtores e garantindo que a informação chegue a quem mais precisa.
Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Campos dos Goytacazes
Endereço: Estrada Principal s/n- Localidade Ribeiro do Amaro. Sentido BR-101 após o pedágio de Guandu
Contato para agendamento: (22) 99978-9995