A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou, na tarde desta terça-feira (16), a formatura dos alunos dos Cursos Livres na área da beleza. Cerca de 35 pessoas receberam os certificados após dois meses de aulas de barbeiro, manicure e design de sobrancelhas. O evento foi realizado no auditório da SMASC.
“Esses cursos são de extrema importância para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Através deles, muitos que não tiveram a oportunidade de alguma formação conseguem a garantia de geração de renda rápida, podendo ajudar a família, fazer outros cursos e mudar a história da sua vida”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
Oferecidas pela SMASC, por meio do Departamento de Programas e Projetos (DPP), as aulas foram ministradas Escritório Social (barbeiro), equipamento da pasta que atende egressos do sistema prisional, e no Dispensário São Vicente de Paula (manicure e design de sobrancelha), instituição que realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e parceria do DPP. Durante dois meses, além das aulas, eles participaram de palestras ofertadas pelo Sebrae, como “Fluxos de caixa” e "Finanças pessoais”.
O subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo, destacou o empenho dos alunos durante as aulas. “Esse é um momento de celebrar a educação através da oportunidade. Durante todo o curso, cada aluno acreditou em seu próprio potencial. Quero agradecer ao secretário e toda a equipe por toda a dedicação durante esse processo de aulas. Aos alunos, reforço meu desejo de sucesso. Que eles possam colocar em prática tudo que aprenderam durante o curso, fazendo com que vire oportunidade e independência financeira”, destacou o subsecretário.
O coordenador do Escritório Social, Paulo Ricardo Soares, falou da importância do curso de barbeiro para os assistidos do equipamento, que podem construir uma nova vida após a saída da prisão.
“Nós trabalhamos lá com egressos do sistema prisional que, no passado, tiveram problemas com a lei, mas agora estão buscando uma forma de reconstrução do próprio futuro. Os cursos representam uma segunda chance. Agradeço ao nosso secretário Rodrigo Carvalho por essa sensibilidade no olhar”, falou o coordenador.
“Eu gostaria de parabenizá-los por frequentarem as aulas, pelas presenças, pelo empenho e por não desistirem. Parabéns por aproveitarem essa oportunidade. Daqui para frente muitas portas estarão abertas”, disse a coordenadora pedagógica do Dispensário São Vicente de Paula, Laura Freitas, durante o evento.
Os cursos são gratuitos e voltados para jovens e adultos, com o objetivo de geração de renda rápida. Para esta temporada, 220 pessoas se inscreveram para se qualificar em diversas modalidades. As vagas são voltadas para o público da rede socioassistencial do município, pessoas em vulnerabilidade social, de preferências as que são referenciadas em CRAS, CREAS ou que são atendidas por outros equipamentos da rede de assistência como acolhimentos, Centro Pop, Restaurante do Povo.