Notícia no detalhe
Educação Inclusiva: alunos atípicos com assistência educacional em 78 unidades
Entre os alunos está Matheus Eraldo de Souza da Silva, de 10 anos, que estuda em tempo integral na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral
Além do processo de ampliação das escolas e creches, e a abertura de 3 mil novas vagas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, tem tido uma atuação firme e expressiva no cuidado também com os alunos atípicos, matriculados nas unidades escolares.
Prova disso, é que das 149 escolas da rede pública, 140 contam com alunos na educação especial inclusiva; e das 81 creches, em 78 há assistência educacional com apoio de mediadores e/ou cuidadores.
Matheus Eraldo de Souza da Silva, de 10 anos, é estudante em tempo integral, matriculado no 5° ano da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral. Segundo a mãe, Denise Melo de Souza, seu filho está indo muito bem nos estudos e já lê melhor e com menos dificuldades, à medida que o acompanhamento de profissionais de apoio segue avançando no cuidado com ele que tem diagnóstico de TEA e TDAH.
"A mediadora do Matheus o atende com muita atenção há dois anos e, por isso, a evolução positiva do meu filho nesta escola de tempo integral. Atualmente residimos no Pq Eldorado mas quando saio para trabalhar trago meu filho comigo e o acompanho até o portão de entrada. De lá, no final do expediente, retornamos juntos pra casa pois meu trabalho fica próximo à unidade escolar, no Jardim Carioca”, disse Denise.
Denise considera o ensino de seu filho muito bom e conta que os professores são muito bem qualificados. "Meu filho já estudou numa escola municipal no Pq. Santa Rosa, no Brizolão do Pq. Aurora e há 4 anos está aqui na Escola Luís Sobral, no Jardim Carioca. Ele tem uniforme, material e merenda de qualidade. E a mediadora é maravilhosa", destacou a mãe.
A gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rossana Barcelos Ribeiro, relatou que 127 Escolas recebem o atendimento com os profissionais de apoio como Cuidador e/ou Mediador. Já nas creches, são 57 cuidadores.
Atualmente, cerca de 2.208 alunos são atendidos e cuidados pelos mediadores e em média, 3.171 alunos pelo cuidador. Além disso, as turmas de creches contam com auxiliares de turmas que auxiliam e apoiam os professores regentes no trato e atenção aos alunos.
As principais deficiências e transtornos são o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Deficiências Intelectual, Múltipla, Visual, Auditiva e Física, além da Dislexia. Existem também Altas Habilidades, Síndrome de Down, Distrofia Muscular de Duchenne, Neoplasias e outras Síndromes.
O atendimento se baseia nas condições e no comprometimento ou não do aluno. Em se tratando de aluno da Educação Especial (alunos PcDs e/ou com transtornos do Neurodesenvolvimento e altas habilidades) se faz necessário ter um olhar individualizado, bem como os atendimentos são baseados nas necessidades educacionais e nas limitações apresentadas pelo aluno em sala de aula.
As atribuições e o papel dos profissionais de apoio cuidadores são essenciais tanto para o corpo docente, quanto para a direção e muito mais para este público específico. Há alunos com quadros mais severos, que não possuem independência nem autonomia, precisando, desse modo, de uma dedicação exclusiva.
Os alunos atípicos têm idades a partir de 2 anos e a Seduct também atende os alunos da EJA (Alfabetização de Jovens e Adultos) com idade de 20 a 30 anos. São pessoas oriundas de diversas localidades.
Os pais e mães atípicos que desejam tirar dúvidas com a Gerência de Educação Especial Inclusiva pelo e-mail educacao.especial@edu.campos.rj.gov.br.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/01/2026 13:27:41 Reconhecimento facial e leitura de placas reforçam segurança na praia do Farol
- 02/01/2026 12:49:19 Educação Inclusiva: alunos atípicos com assistência educacional em 78 unidades
- 02/01/2026 10:04:39 Guarda Civil Municipal apresenta balanço da Operação Segurança Para Todos Nós
- 02/01/2026 09:54:37 Campos aplica mais de 400 mil doses de vacinas em 2025, mas ainda precisa avançar
- 01/01/2026 13:27:49 Veterinário orienta sobre cuidados com animais de estimação durante o calor intenso
Reconhecimento facial e leitura de placas reforçam segurança na praia do Farol
0201 12h49Educação Inclusiva: alunos atípicos com assistência educacional em 78 unidades
0201 10h04Guarda Civil Municipal apresenta balanço da Operação Segurança Para Todos Nós
0201 09h54Campos aplica mais de 400 mil doses de vacinas em 2025, mas ainda precisa avançar
0101 13h27Veterinário orienta sobre cuidados com animais de estimação durante o calor intenso
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
3Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
4Prefeitura publica nesta semana o edital do primeiro concurso da Educação com cotas
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















