Notícia no detalhe
Prefeitura regulamenta atuação da Corregedoria-Geral
Medida fortalece controle, celeridade e segurança jurídica nos processos disciplinares
Foi publicado na última quarta-feira (31), o decreto que regulamenta a atuação da Corregedoria-Geral do Município, órgão criado a partir da nova Lei da Estrutura Administrativa (Lei Municipal nº 9.605/2025). A norma define, de forma objetiva, as atribuições do corregedor e organiza os procedimentos relacionados à apuração de ilícitos administrativos e à responsabilização funcional, reforçando o controle interno, a transparência e a segurança jurídica na Administração Pública.
Segundo o corregedor-geral do Município, José Carlos Monteiro, a regulamentação transforma a previsão legal em um instrumento efetivo de controle.
“A Corregedoria foi criada pela nova Lei da Estrutura Administrativa como órgão responsável pela apuração de ilícitos administrativos. O decreto vem justamente para regulamentar essas atribuições, dando clareza aos procedimentos que devem ser adotados. Na prática, é mais uma forma de controle interno para prevenir irregularidades e zelar pela moralidade administrativa”, explicou.
Outro avanço importante trazido pela norma é a prevenção de conflitos de atribuição dentro da estrutura administrativa. Ao definir de forma expressa a quem compete cada etapa dos processos disciplinares, o decreto fortalece a governança e evita sobreposições, assegurando que a Administração saiba exatamente a quem recorrer em situações de irregularidade funcional ou administrativa.
A regulamentação também estabelece um modelo de atuação integrada entre a Corregedoria-Geral e os sistemas já existentes na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital. Esse arranjo cria um mecanismo adicional de verificação e acompanhamento, sem descaracterizar o trabalho técnico já consolidado na área correicional.
“Criamos um sistema de verificação complementar, um verdadeiro duplo controle, que soma a experiência da Secretaria de Gestão de Pessoas com a atuação da Corregedoria-Geral. O decreto não tenta reinventar processos, mas organiza e fortalece o que já funciona, colocando a Corregedoria ao lado das estruturas existentes”, disse o corregedor.
Com a regulamentação, a Prefeitura avança no fortalecimento das boas práticas de governança, integridade e controle interno, alinhando a atuação correicional aos princípios da legalidade, eficiência e transparência que norteiam a atual gestão.
Responsável pela gestão dos processos disciplinares e pelas rotinas de pessoal, o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, ressaltou: “A regulamentação das atribuições da Corregedoria-Geral fortalece a governança e dá mais segurança aos processos administrativos, ao deixar claro o papel de cada instância. A Secretaria de Gestão de Pessoas atua de forma integrada, contribuindo com sua experiência técnica na condução dos processos disciplinares e assegurando que os procedimentos sigam fluxos bem definidos, com controle, transparência e continuidade administrativa. Esse alinhamento entre as áreas reduz riscos de nulidades e qualifica a tomada de decisão no âmbito da Administração Pública”.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2026 17:54:48 Reunião avalia 1ª semana do “Verão de Todos Nós” e define ajustes na programação
- 07/01/2026 17:22:06 IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
- 07/01/2026 13:16:48 UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
- 07/01/2026 11:28:21 Primeiro Social + Perto de 2026 será na praia do Farol no dia 13 de janeiro
- 07/01/2026 09:19:39 Codemca leva projeto que faz sucesso no Jardim São Benedito ao Lagamar
Reunião avalia 1ª semana do “Verão de Todos Nós” e define ajustes na programação
0701 17h22IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
0701 13h16UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
0701 11h28Primeiro Social + Perto de 2026 será na praia do Farol no dia 13 de janeiro
0701 09h19Codemca leva projeto que faz sucesso no Jardim São Benedito ao Lagamar
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
4Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
5Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















