A primeira edição do ano do Social + Perto, programa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, aconteceu nesta terça-feira (13) na praia do Farol de São Tomé. De forma gratuita, a população teve acesso a diversos serviços como corte de cabelo, massoterapia, designer de sobrancelhas e esmaltação, além dos atendimentos nas áreas sociais, de saúde, assistência judiciária, agendamento para 2ª via de documentos com a Fundação Leão XIII e trocas de lâmpadas com a equipe da Enel.
A primeira-dama Tassiana Oliveira, junto do secretário Municipal de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, esteve na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto Oliveira, na Vila do Sol, e acompanhou os atendimentos.
“Mais uma edição de sucesso, a primeira do ano de 2026 aqui, em Farol de São Tomé, desse programa que aproxima a gente das pessoas, onde a gente pode ouvir as demandas dos bairros e orientar sobre as necessidades da população. Graças a Deus todo mundo sendo atendido, pessoas que moram mais distantes da região central da cidade podendo resolver situação de documento, cadastro, de saúde; tudo em um só lugar. Isso é muito gratificante”, comemorou Tassiana.
Para o secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, a edição de verão na praia do Farol já é uma tradição. “Temos três anos de programa na estrada, visitando as regiões mais distantes do centro da cidade e, desde o início, realizamos essa primeira edição do ano na praia, aproveitando para atender os moradores de Farol e também veranistas que estão por aqui”.
Entre os serviços mais procurados estavam os atendimentos de atualização do CadÚnico, além das informações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A população também aproveitou a presença dos profissionais de assistência social para esclarecer dúvidas sobre os programas sociais municipais e federais, como Cartão Goitacá, Aluguel Social e o Pé de Meia.
Entre os atendimentos, foi realizado o acolhimento de Viviane de Oliveira, que estava em situação de rua. Emocionada ela agradeceu o atendimento. “Fui muito bem atendida por toda a equipe. Eu estava vivendo em um barco e agora vou poder recomeçar com a assistência”.
Para a gerente geral dos CRAS, Verônica Rocha, a oferta de diversos serviços em um único local auxilia na identificação e ação rápida de casos como o de Viviane. “É importante reforçarmos que o Social Mais Perto não pode ser compreendido apenas como um espaço de acesso ao Cadastro Único. Sabemos que a população chega, majoritariamente, com essa demanda, mas o nosso papel técnico vai além do registro de dados. A acolhida é o primeiro e mais importante momento do trabalho social. É nela que qualificamos a escuta, identificamos vulnerabilidades, orientamos direitos e apresentamos à família a rede de proteção social disponível no território. Quando realizamos uma acolhida qualificada, mostramos à população que a Assistência Social não se resume a benefícios, mas é uma política pública de proteção, cuidado e garantia de direitos”.

Na ocasião, as crianças que foram na companhia dos pais e responsáveis que buscavam atendimento puderam se divertir com a recreação infantil realizada pelos profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Programa Criança Feliz.
Também estiveram presentes na primeira edição do ano do “Social + Perto” o secretário de Governo, Ruy Crispim; a subsecretária adjunta de Assistência Social, Graziele Gonçalves; o chefe de gabinete da SMASC, Ruan Barros; e a subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares.
Em sua 65ª edição, desde o seu lançamento em 2022, o Social + Perto também oferece ao público a possibilidade de tomar vacinas de gripe, covid, entre outras do calendário vacinal disponíveis na rede pública de saúde. A população pode conhecer ainda o trabalho das Subsecretaria de Política para Mulheres, Subsecretaria de Justiça e Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa.