Fiéis de Campos e municípios vizinhos aproveitaram o dia de Santo Amaro para fortalecer a fé. A localidade esteve lotada durante todo o dia, com a presença dos devotos do padroeiro da Baixada Campista na demonstração de fé e sacrifício.
Amaro Carneiro, morador da localidade de Caxeta, repete o caminho da fé há mais de 20 anos. Apesar da distância e de ter de optar pelo transporte coletivo, Amaro diz que a fé e a permanência da tradição fala mais alto que qualquer distância ou empecilho. “A cada ano renovo a promessa de vida. Venho com minha esposa e, mesmo com a distância e muitas vezes o cansaço, não deixo de vir. Meu nome é Amaro, meu pai se chamava Amaro e sempre estamos aqui para agradecer muito mais que pedir”, diz o fiel, ao lado da esposa da esposa Sandra.
A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, falou a respeito da festa e das novidades deste ano. “São 293 anos de muita tradição. Esta festa é onde a tradição, a cultura, a espiritualidade se encontram e o resultado disso, com uma união de esforços, é o evento grandioso que a gente viu nesse ano. Tivemos a colaboração do deputado Bruno Dauare, que uniu forças com o prefeito Wladimir Garotinho e conseguiu potencializar e abrilhantar muito a festa, respeitando toda a vocação da Baixada, respeitando a forma dos moradores da Baixada se divertirem, mas não deixando de considerar o ponto máximo da festa, que é a profissão de fé”.
Para Patrícia, o sucesso da festa, que está sendo considerada uma das maiores, foi a conjunção de todos os fatores. “Tudo foi feito com muito respeito, com muito critério, respeitando todos os critérios da Diocese e respeitando a comunidade. A festa alegrou e fomentou a atividade turística, movimentando muito a economia local, sem contar que triplicamos o número de romeiros. A estimativa é que neste ano cerca 30 mil fiéis realizaram a Caminhada de Santo Amaro, e muitos jovens participaram. A participação da juventude foi algo que realmente nos chamou a atenção”.
A ambulante Shirley Magda, de Aparecida do Norte, cidade do estado de São Paulo, conta que há cerca de 25 anos viaja para Campos nesta época, para trazer seus produtos religiosos para a festa. “São cerca de 8 horas de viagem, mas não deixo de vir prestigiar essa grande festa e trazer fé e bênçãos por meio dos objetos religiosos”.
APOIO DA PREFEITURA
A Secretária de Segurança e Ordem Pública disponibilizou agentes para atuar na garantia do ordenamento municipal tanto na atenção à população, quanto aos ambulantes.
A Guarda Civil Municipal, além de manter viaturas acompanhando os romeiros, montou um esquema especial de segurança no distrito. "A Guarda vem empenhando seu efetivo na mobilidade, na questão do trânsito e da segurança pública básica. Desde os primeiros dias de evento, nós estamos atuando para poder garantir a ordem, segurança e mobilidade. Destacamos cerca de 100 servidores por dia para Santo Amaro, para que todos tivessem uma festa com tranquilidade”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino.
A Superintendência de Limpeza Pública designou equipes com cerca de 20 homens para manter o espaço limpo durante todo o dia. Desde o início do ano, equipes de limpeza de rua estão atuando na localidade diariamente.