Notícia no detalhe
Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
Programa de Aquisição de Alimentos contou ainda com a inscrição de 37 entidades da rede socioassistencial no município
Por: Da Redação -
Foto: Marina Rufino / Divulgação - 27/01/2026 - 16:59:41
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural (SEMAPI), encerrou, no último dia 13, o prazo para entrega da documentação referente à Chamada Pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. Ao todo, foram 208 produtores rurais cadastrados, com destaque para agricultores de Campos e São Francisco de Itabapoana. Conforme previsto em edital, os produtores campistas têm prioridade no processo, reforçando o incentivo à produção local e a geração de renda no campo.
A iniciativa integra as políticas públicas de incentivo à agricultura familiar e de promoção da segurança alimentar, por meio da compra institucional de alimentos e da destinação a entidades da rede socioassistencial. Além dos produtores, o chamamento também registrou o cadastro de 37 entidades, sendo 21 instituições, 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 2 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que poderão receber, por meio de doação, os alimentos adquiridos pelo programa, contribuindo diretamente para o atendimento de pessoas em situação de insegurança alimentar.

O secretário de Agricultura, Almy Júnior, destaca que a pasta esteve presente em todas as etapas do processo, atuando na divulgação da chamada pública, no esclarecimento de dúvidas, no atendimento aos agricultores e entidades interessadas e no recebimento dos envelopes com a documentação exigida até o encerramento do prazo.
“Esse é um número que vem crescendo a cada edição, e o nosso objetivo é ampliar ainda mais essa participação por meio da informação e proximidade com os produtores. A Secretaria de Agricultura tem trabalhado para estar cada vez mais perto do agricultor familiar, orientando, esclarecendo dúvidas e apresentando as oportunidades de comercialização disponíveis. Programas como o PAA e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) representam geração de renda e segurança para quem produz e segurança alimentar e nutricional dos assistidos pelas instituições governamentais e não governamentais que recebem os alimentos. Nosso compromisso é seguir criando caminhos para que mais produtores possam acessar essas políticas públicas e fortalecendo a produção da agricultura familiar em Campos”, destacou Almy.
Últimas Notícias adicionadas
1
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada






















