A criação de novos equipamentos municipais faz parte do investimento na população em vulnerabilidade social pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Em 2025, o prefeito Wladimir Garotinho inaugurou a nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Guarus. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Também foi inaugurada mais uma unidade da Residência Inclusiva, instalada no bairro Alphaville, que acolhe jovens com necessidades especiais, autistas, autistas severos e aqueles com transtorno mental que foram abandonados e não têm vínculo familiar.

As obras fizeram parte das ações de reestruturação da rede de assistência social no município, com o objetivo de garantir melhor atendimento aos usuários e condições de trabalho aos profissionais. Os equipamentos, que antes funcionavam em imóveis alugados, agora estão em pleno funcionamento em espaços próprios da Prefeitura.
“O ano de 2025 foi muito importante para que a gente pudesse dar esse grande passo na reformulação da Assistência Social, otimizando espaços e garantindo maior comodidade aos nossos usuários e servidores. O CREAS e a Residência Inclusiva são unidades de extrema relevância dentro da política de Assistência Social em nosso município, então os locais de atendimento e acolhimento foram reformulados e estão funcionando da melhor forma possível. A Assistência Social segue cada vez mais descentralizada e mais perto da população”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
REDE SOCIOASSISTENCIAL É REFORMULADA
FOTO: Jhonetan Lopes / Divulgação
A rede de assistência social do município passou por uma reestruturação em 2025 com a entrega de novos computadores, tablets, impressoras, ar condicionado, notebooks e eletrodomésticos para os CRAS, CREAS, programas, serviços e acolhimentos. Um investimento de cerca de R$ 3 milhões. Também foi entregue um carro zero km para o CRAS Goitacazes, adquirido através do programa de mobilidade de assistência social do Ministério da Cidadania.
SEGURANÇA ALIMENTAR E MORADIA
FOTO: Amaro Júnior / Divulgação
Em mais um Natal, o prefeito Wladimir Garotinho antecipou o saldo de dezembro do Cartão Goitacá, benefício no valor de R$ 200 voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social. Com a antecipação, os beneficiários puderam realizar suas compras para a ceia de Natal com tranquilidade. O prefeito, através da Assistência Social, também regularizou a situação das famílias do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, entregando os títulos de posse para 772 moradores.
AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS
FOTO: Amaro Júnior / Divulgação
Acreditando na qualificação como transformação de vida, a Assistência Social ampliou a oferta de cursos livres em 2025, criando oportunidades para a população se profissionalizar e conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Novas turmas foram abertas na Usina de Letras, Praça Céu das Artes, Criaad e no Dispensário São Vicente de Paula. Mais de mil pessoas foram certificadas.