Notícia no detalhe
7º Festival da Arte Capoeira reunirá cerca de 250 atletas
Com participação de atletas de Campos e de outros estados, o Centro de Convenções da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf) servirá de palco de mais uma celebração da Semana Nacional da Consciência Negra com o evento “Festival da Arte Capoeira” neste final de semana (dias 19 e 20). Já em sua sétima edição, o evento esportivo reunirá praticantes da capoeira vindos do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Sergipe, contando com aproximadamente 250 atletas, sendo quase a metade pertencente ao município. A Prefeitura de Campos, por intermédio da secretaria municipal de Comunicação Social e a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, assim como a própria universidade federal e empresas privadas, estão apoiando o encontro.
Além das apresentações de capoeira de jovens pertencentes às comunidades do Matadouro e também da universidade parceira, o encontro permitirá o “batizado” de novos atletas, servindo para atrair um público estimado em 500 pessoas, já que a entrada será franqueada ao público. Sob a organização da Caymã Capoeira, tendo à frente, o mestre Ioclébio Valério Ferreira, o Peixinho, o festival terá no sábado (19), oficinas de capoeira e palestras. Na oportunidade, o contramestre paulista Cenourinha, do Grupo Fio da Navalha, falará a partir das 14h.
Em seu segundo dia (domingo, 20), o 7º Festival da Arte Capoeira irá brindar os presentes à Uenf, com atividades voltadas para a Campanha Água Pra Viver, além de jogos de atletas graduados e de grupos diversos de capoeiristas como os da Apae, apresentação de jongo e samba de roda e uma curiosa performance de instrumentistas com seus berimbaus, entoando o Hino Nacional Brasileiro. Todos esses eventos serão desenvolvidos a partir das 10h também no Centro de Convenções.
DST/Aids – No domingo, constando da programação preparada pela Caymã Capoeira, ligada à Associação de Cultura Brasileira de Arte Capoeira com braços em Campos e outros países como o Japão e dentro de mais algum tempo, a França, o festival irá aderir à uma campanha de conscientização do Programa DST/Aids que é desenvolvida dentro da universidade pela assistente social Maria Helena Ribeiro Barbosa. Preservativos e folhetos educativos serão distribuídos entre o público, sob o tema “A capoeira dá uma rasteira na Aids” – em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro).
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















