Notícia no detalhe
Bairro Legal avança com novas frentes de obras na Penha
O Programa Bairro Legal avança com novas frentes de obras nas ruas do Conjunto Habitacional no Parque Santa Maria, no Bairro da Penha. Nesta semana, as retroescavadeiras de esteira estão trabalhando em ruas internas do antigo conjunto habitacional do Parque Santa Maria. As máquinas estão literalmente revirando a avenida Henrique Guiton, na sua marginal esquerda; o mesmo ocorre na rua Murício Viana Cordeiro, que também recebe redes de esgotamento sanitário, de drenagem e de água potável na extensão entre a Newton Guaraná e a Rossine Quintanilha.
- Outras ruas do Parque Santa Maria serão contempladas com as mesmas obras a partir da próxima semana, dentre elas, a Maurício Prates. Já estamos construindo novas calçadas padronizadas nas ruas Saturnino Saldanha, Carolina Manhães e Santo André. Já estamos construindo os meio-fios nas ruas José Fernandes, Maria Zenith Pessanha e Saturnino Sardinha. No momento estamos escavando e retirando solo das ruas Celso Cruz Alves e Domingues Azevedo que recebem as substituições das redes de água potável, com maior oferta de água para os moradores, tendo em vista que as redes de esgoto, de água pluvial e de esgoto remonta há mais de 30 anos, desde quando construída pelo extinto Banco Nacional da Habitação (BNH) - detalhou o engenheiro Bruno Queirós, da Carioca Engenharia, responsável pela realização das obras.
Após escavação, as ruas internas já estão recebendo bica corrida (brita e pó de pedra) compactada e nelas estão sendo instaladas galerias para drenagem de água pluvial e também nova rede adutora de água potável e coleta de esgotamento sanitário, que são construídas simultaneamente pela empresa concessionária dos serviços de água e esgoto, a Águas do Paraíba. Depois de retirar todo o antigo pavimento da avenida Newton Guaraná, que foi escavada numa extensão de 400 metros, com profundidade média de 80 centímetros, para construção de nova infraestrutra da via que contorna o conjunto habitacional, agora as máquinas reviram ruas internas do conjunto no Parque Santa Maria para retirada de camada do solo que não dá boa estabilidade na base.
- Já fizemos a escavação, removemos o material (barro) que estava na antiga base, e construímos a nova base e sub base na avenida Newton Guaraná, que já está liberada para a instalação dos ralos, construção das calçadas. Também já estão sendo providenciados agora o serviço com a máquina que constrói o meio-fio conjugado com a sarjeta, em argamassa, de forma a oferecer melhor drenagem das águas das chuvas e menor risco de acidentes, no caso de quedas. Os assentamentos das redes de drenagem, esgotamento e de água potável foram construídos no extenso trecho compreendido entre a Ponte sobre o Canal Coqueiros e a rua Aristides Linhares Menezes - concluiu o engenheiro responsável pela execução do projeto, Bruno Queirós.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















