Notícia no detalhe
PMCG trabalha em conjunto para recuperar Lagoa do Jacu
Na manhã desta sexta-feira (25), numa iniciativa conjunta da prefeitura, envolvendo as secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, foi iniciado um trabalho de limpeza no entorno da Lagoa do Jacu, no Parque Aldeia, bem como a recomposição da cobertura vegetal com plantio de árvores diversificadas como pau Brasil, oiticica, acerola, jenipapo e outras espécies.
Ao todo, nesta primeira etapa dos trabalhos, foram recuperadas as matas ciliares degradadas com a reposição de aproximadamente 150 mudas, utilizando material humano cedido pela Fundação Municipal da Infância e Juventude (Guardas Mirins), estagiários de engenharia ambiental e funcionários da Meio Ambiente, num total de cerca de 30 pessoas. Inicialmente, utilizando caminhões coletores, foi feito o recolhimento de entulhos e lixo domiciliar depositado na área em torno da lagoa e posteriormente, iniciada a vegetação.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Frederico Paes, a operação de recuperar a formação vegetal que fica às margens da lagoa e mata ciliar, ocorrerá de maneira gradativa, por conta da grande extensão que a Lagoa do Jacu apresenta. Para ele, outro fator importante é a conscientização da comunidade para a preservação da área. "O importante é que os moradores não deixem que depositem lixo aqui, prejudicando, tanto a parte visual da lagoa e imediações mas ainda a questão ambiental. Todos devem denunciar pelos telefones 27381296 ou 27251234, que faremos o envio de fiscais ao local para multar quem estiver depositando lixo por aqui", afirmou.
As matas ciliares degradadas são recompostas e necessita,m de imediato, ações de revegetação já que têm um papel estratégico na conservação da biodiversidade da flora e da fauna e ainda funciona como fator de preservação da qualidade da água. Mediante o processo de recomposição da cobertura vegetal da área da lagoa, toda uma dinâmica natural do ecossistema torna-se positiva e é este o trabalho desenvolvido.
Satisfeitos - Os moradores do Parque Aldeia e os que residem às margens da Lagoa do Jacu, demonstraram satisfação diante da atuação da prefeitura naquele local. Dentre eles, os irmãos Elias e Jeremias que moram há 8 anos no bairro. Elias Moura Silva, 57 anos, disse que a iniciativa "é muito boa, pois valoriza os que moram aqui, melhorando nossa condição de vida". Já seu irmão, Jeremias Oliveira da Silva, 38 anos, afirmou que o plantio de mudas junto à lagoa permitirá que mosquitos, proliferação de animais e acúmulo de lixo sejam eliminados, enquanto a lagoa ficará com melhor aspecto: “Eu penso que todo esse trabalho vem em boa hora e somente irá nos permitir morar melhor. Acredito que como o secretário disse, a conscientização para que não haja colocação de lixo no local é importante pra evitar que a área fique toda suja e feia”, confirmou Jeremias.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 12:40:53 Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
- 22/11/2024 12:27:32 Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
- 22/11/2024 10:22:40 Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
- 22/11/2024 09:39:08 “Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
- 22/11/2024 08:35:50 Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
2211 12h27Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
2211 10h22Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
2211 09h39“Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
2211 08h35Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação