Notícia no detalhe
Arquivo Público recupera documentos históricos do Liceu
Técnicos do Aquivo Público Municipal trabalham na recuperação de diversos documentos históricos do Liceu de Humanidades de Campos, que se encontram danificados por insetos ou pela ação do tempo, e que foram prejudicados por exemplo pelo acondicionamento em locais inadequados ou por exposição à umidade. Na noite desta sexta-feira (25) foi realizada a solenidade de abertura da Exposição de fotos "Patrimônio Escolar/Patrimônio da Cidade", cujas cópias de fotos e documentos ampliados integram o acervo que vem sendo catalogado pela professora Silvia Matinez, da Uenf, tendo em vista que a Universidade Estadual do Norte Fluminense trabalha em parceria com o Arquivo Público Municipal na recuperação do acervo. A exposição fica nos saguão de entrada até dezembro, e integra a programação dos 131 anos do colégio.
O diretor do Arquivo Público, Carlos Roberto Bastos e a pesquisadora Rafaela Machado que integra a equipe que trabalha na recuperação de livros de registro e jornais de épocas remotas, que durante décadas foram órgãos oficiais de publicação do Liceu, também prestigiaram a solenidade. O evento foi animado com cantos do Coral Solar do Liceu, sob a coordenação da professora e maestrina Jocinea Ferreira, e contou também com a presença de ex-liceístas que se tornaram personalidades de expressão, como o desembargador José da Motta Filho, professor Hévio Santafé, o poeta e historiador Vilmar Rangel, dentre outros. Eles destacaram a importância da recuperação dos documentos antigos do Solar Barão da Lagoa Dourada, construído em 1860, e que está com vários setores do solar comprometido pelo cumpim e por infiltrações, inclusive o salão nobre, onde atuaram grandes vultos da história de Campos e do Brasil.
"Já recuperamos três livros de registros do Liceu do início do século XX, que relata histórico de pessoas da vida da cidade entre 1900 e 1918. Estamos muito empenhados neste trabalho de recuperação de toda documentação antiga do Liceu de Humanidades de Campos porque ela representa parte da história do município. Preserva a memória desta instituição que é emblemática, porque aqui sempre foi um Centro para formação de pessoas da Elite pensante da cidade, onde muitos se projetaram, com realizações importantes para esta terra, para o estado e para o páis, com suas idéias e outras realizações, como o desembargador José da Motta, o governador Garotinho, ilustres jornalistas, médicos, dentre tantos outros profissionais que se destacam em outras regiões", observou o professor Carlos Roberto Bastos, diretor do Arquivo Público Municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















