Notícia no detalhe
Campos ganha centro modelo para deficientes
O município já pode contar com um serviço pioneiro no interior do Estado do Rio e, segundo especialistas, modelo para todo país. Neste sábado (03), a Prefeita Rosinha Garotinho e a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, inauguraram o Serviço de Proteção Social para a Pessoa com Deficiência, o “Campos para Todos”. A inauguração do espaço, localizado na Praça da República, contou com a presença de representantes da Federação Nacional da Integração de Surdos (Fenais) do Rio, Conselho Estadual de Assistência Social, Organizações não Governamentais (Ongs) de Campos, universidade federal, vereadores, secretários e comunidade.
O órgão será referência para atendimento a pessoas com qualquer tipo de deficiência e tem como objetivo principal, assegurar os direitos delas, articulando entre as secretarias e demais órgãos públicos, a implementação de políticas públicas que desenvolvam suas potencialidades e melhorem sua qualidade de vida. A capacidade inicial de atendimento no “Campos para Todos” é de 80 pessoas/mês.
A Prefeita Rosinha Garotinho fez questão de ressaltar que ninguém está livre de, por qualquer motivo, ficar impossibilitado de seus movimentos, mesmo que não tenha nascido assim, até ao atravessar uma rua. “Não sabemos o dia de amanhã, por isso temos que respeitar e, acima de tudo apoiar a causa. Hoje, todas as obras da prefeitura contam com acessibilidade e as casas do Morar Feliz conta com 10% delas adaptadas. Mas, para mim, deficiente é aquele que pode, mas não sabe contemplar o belo, não quer enxergar as coisas erradas”, afirma a prefeita.
Para o intérprete de sinais da Federação Nacional de Integração de Surdos, do Rio, Luis Cláudio de Oliveira, “ver uma estrutura como a que foi montada para o Campos para Todos, parece mentira, caso não foi comprovado pessoalmente. E é justamente isso que as pessoas com deficiência precisam. A Prefeita Rosinha deveria apresentar este centro para todo o país, para que sirva de exemplo”.
A secretária Izaura Freire acrescentou que como mãe sabe a importância de um centro de atendimento como o “Campos para Todos” e a sua necessidade. Como gestora, feliz de poder, através da Prefeita Rosinha Garotinho, tornar realidade este projeto. “Quem tem um caso qualquer na família sabe a importância que é um centro completo como o que Campos acaba de ganhar. E isso só foi possível por causa da sensibilidade da nossa prefeita que já vem desenvolvendo a questão da acessibilidade em várias obras do município”, emociona-se a secretária.
O coordenador do órgão, Reginaldo Ferreira, disse que esse era um sonho dos campistas, que foi concretizado agora, pela Prefeita Rosinha, que será referência na região. “Hoje é um dia de festa, de concretização de sonhos, proporcionado pela prefeita e pela secretária Izaura que, de imediato, ficou sensibilizada com o projeto”, disse o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação