Notícia no detalhe
1º Eco Bike percorre caminho do patrimônio histórico
O 1º Eco Bike de Campos, evento que tem por finalidade associar a prática esportiva do ciclismo associado à cultura, foi realizado neste domingo (11). Cerca de 120 pessoas, entre crianças, adultos e idosos partiram de bicicletas da praça São Salvador, onde conheceram a história do Solar de Araruama, que está na fase final de restauração para abrigar o Museu de Campos. Crianças, como Tábatha Paes, sete anos, ouviram atentas as informações dos guias turísticos que o centenário Solar foi palco de eventos marcantes na história do município e depois saíram pedalando para cumprir o roteiro elaborado pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Petróleo e Bionergia e pela Secretaria de Meio Ambiente.
Durante o trajeto, os participantes foram animados com música através da Jabiraca, pequeno trio elétrico em caminhão de época, cujo sistema de som também foi utilizado para orientar os ciclistas sobre o trajeto e passar informações históricas sobre os locais visitados. Depois da Praça São Salvador, os participantes contornaram o Campos Shopping, primeiro shopping de Campos, e primeiro do interior do Estado do Rio de Janeiro, e seguiram pela histórica Rua Direita, atual Treze de Maio, com a primeira parada em frente a gruta de pedra da Igreja São Francisco.
"Eu considero muito importante essa iniciativa, porque vai levar muita gente a conhecer melhor a própria história da cidade. Eu moro aqui há alguns anos, e sei que a história de Campos é muito rica e hoje neste passeio com a família, tenho a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais da cidade", declarou Renata Paes, que pedalou junto do marido e um casal de filhos de 13 e sete anos.
Para o aposentado Etebaldo Fernandes, 63, que ficou sabendo do passeio em cima da hora, o evento deve ser realizado tambem com um roteiro para mostrar o patrimônio histórico de Campos no interior. "Pedalar para mim é um hobby. Eu não sou competidor, mas sempre fui um amante do ciclismo, e faço isso de forma solitária. Mas hoje, ao saber deste passeio pelos locais históricos, eu não podia perder, e estou gostando muito, porque tem gente alegre, que gostsa de conversar e assim como eu, ama nossa cidade, que é bonita e que tem também belas histórias", declarou Etebaldo sobre uma bike de marca BSA inglesa, uma companheira de 60 anos, herdada do pai.
No conhecido Jardim São Benedito, a maior parte do grupo demonstrou surpresa ao saber que o nome da Praça que compreende toda área, desde a Igreja de São Benedito até a rua Saldanha Marinho, chamas-e Nilo Peçanha, e que o Jardim São Benedito é parte da praça que dão nome ao campista Nilo Peçanha, nascido no distrito de Morro do Coco em 1867, e que foi governador e senador do Rio em 1903 e presidente do Brasil em 1909. Ficaram também sabendo, que no local onde existe o Jardim era uma extensa lagoa e que o secular e imponente prédio que atualmente abriga a Academia Campista de Letras, foi construído por Nilo Peçanha para abrigar no passado uma escola aberta, sem paredes, uma estratégia da época para evitar que ambientes aglomerados proliferasse a temida gripe espanhola. O mesmo presidente Nilo Peçanha foi quem criou as escolas técnicas federais profissionalizantes, as conhecidas Escolas Técnicas Federais, que viraram Cefet, e hoje IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).
De acordo com Roger Coutinho, um dos coordenadores do evento, o sucesso do 1º Eco Bike serve de estímulo para que o segundo Eco Bike seja realizado com um roteiro mais extenso. "Temos que agradecer aos parceiros (IFF e o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo), e já pensar em organizar o 2º Eco bike. Provavelmente realizaremos o próximo em janeiro, dentro da programação das festividades de Santo Amaro. Já pensamos no Caminho de Santo Amaro, com um roteiro pela Baixada, que dará oportunidade para participação de moradores da cidade, de Goitacazes e outros distritos", anunciou Roger Coutinho, que por causa do sol intenso e da participação de crianças, optou por reduzir o percurso. O grupo percorreu até o Liceu, Ponte Barcelos Martins e Lagoa do Vigário, retornando à Praça São Salvador. Equipe da Secretária de Saúde, em ambulância, e da Guarda Civil Municipal, com viatura e motos, acompanharam todo trajeto, mas não houve incidentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















